Para mitigar os riscos de roubo e adulteração de fertilizantes, a Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, em parceria com a Embrasa, indústria de embalagens, apresenta seu big bag antifraude, projetado para armazenar e transportar insumos agrícolas com mais segurança.
As novas embalagens são equipadas com sistema de lacre posicionado ao redor da válvula de enchimento e amarração. O dispositivo possibilita a detecção visual imediata de qualquer tentativa de violação e garante a integridade dos produtos em toda a cadeia logística.
Os big bags convencionais utilizam um sistema de fechamento da válvula de descarga por meio de amarras, o que permite fácil acesso ao produto e aumenta o risco de adulteração, sem que seja identificado. Com os novos big bags, o produtor consegue verificar imediatamente, ao receber a carga, se a embalagem foi violada.
Falsificação
Os adubos ilegais podem ser falsificados, o que implica na ocultação da procedência e formulação correta, ou contrabandeados, sem comprovação de origem e dos registros necessários.
A ANDA (Associação Nacional para a Difusão de Adubos) confirma que a adulteração de fertilizantes é uma questão preocupante, que resulta em perdas consideráveis para o setor e o produtor. “Para garantir as melhores práticas agrícolas, a Cibra está comprometida com o combate ao comércio e transporte ilegais de fertilizantes. Além dos prejuízos financeiros aos agricultores e às empresas, a comercialização clandestina e o uso de fertilizantes adulterados trazem consequências danosas ao meio ambiente. Afinal, esses produtos não possuem eficiência agronômica atestada, não foram submetidos a avaliações em laboratórios credenciados pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), tampouco pela aprovação dos órgãos competentes”, reitera Ricardo Borsari, gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Cibra.