O ecossistema de saúde Viveo, inaugura, neste mês, um Centro de Distribuição em Cajamar, SP, com 36 mil metros quadrados. O novo espaço, com investimentos de R$ 40 milhões, ampliará a capacidade de processamento de pedidos e entregas da empresa.
“Ao realizar essa importante expansão de sua malha de Centros de Distribuição, a Viveo pretende melhorar o tempo de resposta da logística e aprimorar toda a rastreabilidade de seus produtos”, explica Villeon Jacinto, diretor de Supply Chain da Viveo. Considerada referência na distribuição de medicamentos, materiais e produtos médicos, a empresa mantém operações em todas as regiões do Brasil, com mais de 20 Centros de Distribuição no Brasil, frota própria e cerca de 7 mil funcionários.
O novo CD é a segunda unidade da Viveo no Estado e tem capacidade de movimentar mais de 4 milhões de volumes por mês, incluindo produtos que pertencem ao ecossistema e marcas que terceirizam a sua distribuição. Com isso, o local deve garantir aproximadamente 150 empregos na região de Cajamar.
Primeiramente, esse será um Centro de Distribuição multicanal, que atenderá tanto distribuição de produtos Mafra, que garante abastecimento de medicamentos, produtos médicos, nutrição para hospitais e clínicas, quanto prestação de serviços da Healthlog, que oferece serviços de transporte, gestão de estoque e armazenagem. Além disso, os produtos da Cremer, que fornece itens de primeiros socorros, cirurgia, tratamento, higiene e proteção também serão distribuídos por meio do CD de Cajamar.
“Neste local, utilizaremos modernas estruturas de armazéns verticais, que trarão agilidade e assertividade no processo de separação e expedição de produtos. Assim, pretendemos reduzir a complexidade da operação e aumentar a capacidade de processamento de pedidos e entregas em todo o Brasil”, comenta Jacinto.
Crescimento sustentável
O Centro de Distribuição de Cajamar destaca-se pela sustentabilidade. Na prática, a empresa está investindo em uma frota verde e já adquiriu 8 caminhões 100% elétricos. Nos próximos três anos, a companhia irá substituir o last mile de toda frota de veículos que atende a Grande São Paulo. Por mês, os veículos da empresa percorrem mais de 900 mil quilômetros e garantem entregas nas cinco regiões brasileiras. “Atendemos as capitais e 80% dos hospitais privados em até 24 horas. Possuímos, atualmente, 263 veículos direcionados ao mercado de saúde, sendo 8 caminhões elétricos que atendem a Grande São Paulo”, explica Luiz Augusto de Lima e Silva Filho, vice-presidente de Operações da Viveo.
Outra estratégia já aprovada é a substituição das embalagens EPS (Isopor) e ER (Elemento Refrigerante) no modal rodoviário, que são utilizadas para o transporte de medicamentos e vacinas, distribuídas por meio da Health Log. Estas embalagens estão sendo substituídas por embalagens retornáveis com tecnologia de PCM (Phase Change Material), contribuindo assim com a redução de resíduos para o setor da saúde. A estimativa é reduzir anualmente mais de 10 toneladas de resíduos sólidos.