A DB Schenker, líder mundial em soluções logísticas, é responsável pelo transporte de mais de 4 toneladas de roupas doadas por moradores de Berlim, na Alemanha, para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As doações, arrecadadas pelo grupo @AjudaRSde, composto por voluntários da comunidade brasileira na Alemanha, desembarcaram em território nacional em meados de julho graças ao apoio da Embaixada do Brasil em Berlim.
Os donativos vieram em cinco aviões que desembarcaram no aeroporto de Viracopos, em Campinas, após percorrerem três países por modal rodoviário. De Berlim, na Alemanha, as 4 toneladas seguiram para Paris, na França, onde tiveram que ser reembaladas, resultando em cerca de 450 caixas despachadas de caminhão para Lisboa, em Portugal, última parada antes da viagem para o Brasil.
“A tragédia que assolou o povo gaúcho criou uma onda de solidariedade que transcendeu o território nacional. Apoiar esta nobre iniciativa da comunidade germânica reforça nossos laços com o país e o nosso propósito de melhorar vidas, permitindo minimizar as dificuldades neste momento em que a logística tem um papel fundamental para a ajuda humanitária”, afirma Caio Pimenta, Diretor de Operações Aéreas Latam da DB Schenker.
As enchentes que atingiram o estado gaúcho em maio causaram pelo menos 180 mortes, desalojando quase 389 mil moradores. Pelos menos 800 pessoas ficaram feridas e 34 ainda seguem desaparecidas. O levantamento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul aponta, ainda, que 2,4 milhões de pessoas foram afetadas de alguma maneira pela tragédia climática, em 478 municípios.