Diogo Inoue é novo VP Executivo da Conecta Cargo

Conecta Cargo, líder em logística reversa de produtos pesados, anuncia a contratação de Diogo Inoue como seu novo Vice-Presidente Executivo. Neste novo desenho, Daniel Peres, que ocupava o cargo, assume agora como VP de Operações. De acordo com Leandro Santoro, sócio fundador da Conecta Cargo, a chegada de Diogo reforça a maturidade da empresa diante a um potencial imenso de mercado, que resultou em um crescimento acelerado nos últimos anos e agora demanda uma reestruturação estratégica da empresa para os desafios inerentes a esta nova fase. 

“A logística reversa de produtos pesados é uma dor severa do e-commerce. Ela compromete a relação com o cliente, a eficiência das transportadoras, a reputação do varejista, além de causar um impacto financeiro relevante, caso a retirada do produto seja mal realizada. Conseguimos preencher esse gap com excelência e agora o objetivo é escalar”, explica Santoro. “Neste contexto, entendemos que era preciso dividir responsabilidades para manter o foco em excelência. Então, o Daniel é a pessoa certa para dirigir as operações enquanto o Diogo reúne a expertise necessária para essa nova missão como VP Executivo”, acrescenta o sócio fundador.

Diogo Inoue, VP Executivo da Conecta Cargo

Com mais de 16 anos de experiência e passagens por empresas como Jadlog, FedEx, Cielo e Kangu, Diogo Inoue será responsável por garantir a eficiência e a excelência de toda a operação em meio ao forte crescimento da companhia, que é responsável pela logística reversa de gigantes como Magazine Luiza, Casas Bahia, Carrefour, MadeiraMadeira, Samsung, entre outras.

“Acredito que minha trajetória profissional nos últimos anos veio se desenhando para esse momento, em que tenho a oportunidade de liderar uma área tão ampla e impactante”, afirma Diogo Inoue. “O e-commerce brasileiro está em franco crescimento, o que tende a tracionar o mercado de logística reversa que, por sua altíssima complexidade, apresenta oportunidades equivalentes aos desafios. Esse cenário, aliado à forte estrutura da Conecta Cargo e à qualidade das pessoas da equipe são os fatores que me fazem ter certeza de que tomei a decisão certa”, completa o novo VP Executivo.

Mercado aquecido

Com foco específico em logística reversa de produtos acima de 10 quilos, um dos maiores gargalos do e-commerce, a Conecta Cargo apresentou um crescimento médio anual de cerca de 20% nos últimos quatro anos no faturamento. Atualmente, a empresa movimenta uma média de 55 mil produtos coletados por mês, com abrangência nacional “em todos os CEPs”, reforça Santoro. Ao todo, a companhia conta com matriz em São Paulo, filiais em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Salvador, e mais 80 parceiros, 150 colaboradores diretos e mais de 1200 indiretos.

O crescimento da Conecta Cargo vem na esteira do tamanho, do contexto e da complexidade do mercado. Se por um lado o mercado de logística vive há algum tempo uma ‘comoditização’, o que gera um oceano vermelho, por outro, o principal gargalo do setor, que é a reversa, representa um oceano azul, uma vez que se trata de uma dor enorme do varejo e da indústria que nenhuma transportadora conseguia resolver diante do alto volume de entregas. 

Alguns números do setor retratam este cenário. O e-commerce brasileiro faturou 185 bilhões de reais em 2023, movimentando cerca de 395 milhões de reais em produtos, segundo dados da ABComm. “No que se refere à logística reversa, o mercado nacional movimentou cerca 77 milhões de pedidos em 2023 e deve chegar a 102 milhões em 2025. Não há uma pesquisa que revele exatamente estes dados, mas essa é uma estimativa interna com base em nosso banco de dados”, pontua Inoue. 

Já no contexto global os números referentes à logística reversa são ainda mais expressivos. As devoluções movimentaram 743 bilhões de dólares em mercadorias em 2023, cerca de 14,5% das vendas. As compras online apresentam uma taxa de devolução mais alta, com 17,6% ou 247 bilhões de dólares em mercadorias devolvidas. Os dados são do relatório produzido em parceria pela NRF com a Appriss Retail.

“Imagine comprar uma geladeira de R$30 mil, mas ela veio com a cor errada ou então com uma pequena avaria. O cliente quer trocar rápido, mas é um produto que exige que ele esteja em casa, então este agendamento precisa ser bem feito para que a coleta seja assertiva e evite a ‘reversa da reversa’. A logística reversa é hoje um fator de experiência do consumidor e decisivo na hora da compra” afirma Leandro.

O executivo acrescenta ainda que  a retirada precisa proteger o equipamento, que é de alto valor e precisa voltar para a gôndola. “Essa é uma operação completamente diferente de uma transportadora direcionada para entrega, é um corebusiness distinto, que demanda tecnologia, processos e profissionais específicos. É esse gap que a Conecta Cargo preenche”,  finaliza o sócio fundador.