Caminhão a gás da Aptar tem medidas ampliadas e reduz as emissões de CO2

Considerada líder global de projeto e fabricação de uma ampla gama de soluções de embalagens para medicamentos, dispensação de produtos de consumo e materiais ativos, a Aptar Beauty anuncia o lançamento de um caminhão a gás com autonomia superior a 1300 km. O veículo acaba de ficar pronto e deve agilizar a distribuição de embalagens da empresa em todo o Brasil, com redução da emissão de CO2.

O caminhão Volkswagen foi totalmente customizado pela BT Logística, com apoio da MWM, uma subsidiária Tupy, que realizou a transformação veicular, substituindo o motor diesel por novo motor 100% a gás. “Além de diminuir os custos com combustível, com o novo veículo, a Aptar ganha autonomia e agilidade no transporte de nossos produtos em praticamente todas as plantas da empresa no Brasil: de Cajamar e Jundiaí, em São Paulo, a Maringá, no Paraná, ou em Camaçari, na Bahia”, celebra o presidente da Aptar Beauty América Latina, Emerson Gambera.

A substituição do motor a diesel pelo novo motor a gás também contribui para a redução das emissões de CO2 no transporte das embalagens, contribuindo para a preservação da camada de ozônio e aumento da resiliência climática.

A transformação veicular, realizada pela MWM, não foi a única customização que a BT Logística promoveu no caminhão. Para transportar ainda mais embalagens em uma só viagem, as medidas do veículo foram ampliadas: enquanto um caminhão padrão tem cerca de 7,5 metros de comprimento e 2,5 metros de altura e largura, o caminhão da Aptar tem 11,5 metros de comprimento por 3,2 metros de altura e largura. “O resultado é que a Aptar hoje possui um veículo que não só maximiza a eficiência energética, mas utiliza plenamente os limites de comprimento, altura e largura, sem desrespeitar os limites estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores”, explica o diretor Geral da BT Logística, Daniel Toloni.

O gás utilizado no caminhão é da Comgás, maior distribuidora de gás natural da América Latina, e a parceria com a BT Logística faz parte de uma iniciativa que pretende acelerar o desenvolvimento do mercado de gás natural veicular (GNV) para veículos pesados e concretizar o compromisso com a redução de emissões de gases do efeito estufa. “A transformação reduziu o nível de ruído do motor, o que traz mais conforto e satisfação para o motorista e para o meio ambiente. O tempo de abastecimento dos caminhões movidos a GNV com a utilização do bico de alta vazão é muito similar ao do diesel, colocando o GNV em uma posição extremamente viável e competitiva nos pilares ambiental, operacional e financeiro. O motor também funciona com biometano e, neste caso, significaria uma redução superior a 90% de emissão de gases de efeito estufa (GEE)”, afirma Toloni.

Cristian Malevic, diretor de engenharia e responsável pela unidade de soluções em descarbonização e energia elétrica da MWM, destaca que o lançamento do caminhão com transformação veicular, realizada pela MWM e com autonomia de 1300 Km, através da parceria com a BT Logística e com a Aptar Beauty, representa um marco importante na adoção de soluções sustentáveis no setor de transportes. “Além de colaborarmos com o aumento da resiliência climática através da redução de emissão de GEE, há outros benefícios, como a redução do custo operacional, facilidade de manutenção, com cerca de 85% dos componentes comuns ao motor diesel idênticos e, ainda, mantendo o desempenho de torque e potência similar ao do motor a diesel original”, explica Malevic. Outro benefício do projeto é que o caminhão possibilita aos clientes da Aptar reduzir a sua pegada de carbono. “A nossa capacidade em fornecer soluções mais sustentáveis e alinhadas aos propósitos dos nossos clientes ultrapassa a produção de componentes e embalagens. O caminhão não só representa uma inovação tecnológica, mas também o nosso sério compromisso com a sustentabilidade – e sinaliza para toda a cadeia de embalagem a importância de entender o impacto ambiental do setor de maneira holística”, finaliza Gambera.