A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, recebeu autorização da Receita Federal do Brasil para operacionalizar Declaração de Trânsito Aduaneiro de forma Simplificada (DTA-S) com origem do Porto de Itapoá (SC) e Paranaguá (PR). A anuência simplifica o serviço já realizado no transporte de mercadorias de um recinto alfandegado a outro, sob controle aduaneiro, com a suspensão dos impostos.
Por ser um Operador Econômico Autorizado (OEA) junto à Receita Federal, a companhia conseguiu a autorização que agiliza o transporte das cargas depositadas em locais alfandegados de zona primária. A DTA Simplificada também dispensa a presença física de autoridades da Receita Federal no momento do carregamento do porto e origem. Essa facilidade só é possível, pois uma vez que o veículo é carregado, a concessão de trânsito ocorre de forma automática no sistema Siscomex Trânsito da Receita e, em até 30 minutos, é realizado o desembaraço da mercadoria e o início do transporte.
Já na etapa de recebimento dos materiais no local de destino, a conclusão de trânsito também acontece de maneira automática, após a recepção do veículo no Siscomex Trânsito, o que garante maior agilidade na chegada, sem a necessidade de aguardar a análise e registro dos representantes do órgão fiscalizador.
A flexibilidade operacional é outro diferencial garantido com a autorização, já que os carregamentos podem ser realizados 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo finais de semana e feriados.
“Esta autorização é um passo muito importante para o planejamento estratégico da companhia. A DTA Simplificada permite que a Movecta amplie os serviços oferecidos e agilize as operações, conectando toda a cadeia logística com soluções tecnológicas e personalizadas. Nosso objetivo é garantir eficiência no transporte de mercadorias do porto até os centros de distribuição dos clientes”, afirma Rodrigo Bacelar, diretor comercial da Movecta.