Fabio Pedrão, CEO da Retrak, fala sobre as vantagens da locação de empilhadeiras na INTRA-LOG Expo South America

“Vantagens da Locação de Empilhadeiras” foi o tema da palestra realizada ontem, dia 03 de setembro, por Fabio Pedrão, CEO da Retrak Empilhadeiras, no Hub de Inovações da primeira edição da INTRA-LOG Expo South America, evento que acontece em São Paulo, SP, até amanhã, 05 de setembro.

Pedrão, que atua no setor há 46 anos, abordou, na ocasião, a sua história e da sua empresa, além de falar sobre os modelos de equipamentos oferecidos, incluindo transpaleteiras, empilhadeiras patoladas, trilaterais, retráteis e de contrapeso, selecionadoras de pedidos e rebocadores. E também abordou a engenharia de aplicação oferecida pela empresa, que consiste na especificação do equipamento adequado para cada cliente.

A apresentação também incluiu os tipos de combustíveis disponíveis, como diesel e GLP, e as baterias, chumbo-ácidas e de íons de lítio, incluindo as vantagens destas últimas. E também se falou sobre o Safelition, produto desenvolvido pela própria empresa que evita quase 20 erros de operação, entre os quais: desconectar o carregador da bateria sob plena carga, partir com o carregador conectado à máquina, desligar a bateria com a máquina ligada e ligar a bateria com a máquina ligada.

“Se a opção for comprar, qual o fabricante? Nacional ou importado? Qual o modelo? Qual o custo? Preço justo? Qual o custo do capital aplicado? Manutenção? Peças paralelas ou originais? Mão de obra? Mecânico treinado na fábrica ou eventual? Quem fornecerá as peças? Qual a disponibilidade de mão de obra e peças?”, indagou Pedrão, para focar, em seguida, no custo estimado de manter um equipamento: depreciação de 1 a 1,5% assim que sai da fábrica, custo de manutenção estimado, incluindo mão de obra e peças, de 1% em três anos, e custo financeiro de 1,3% Ele concluiu apresentando as vantagens da locação de empilhadeiras: a empresa vai dedicar-se exclusivamente ao seu negócio, enquanto a fornecedora dos equipamentos cuida dos mesmos; custos visíveis ao longo do tempo; garantia de frota nova, equipamentos modernos e tecnologia de última geração; flexibilidade, ao ter o equipamento adequado conforme a operação; custo zero com estoque de peças, mão de obra, compras, baterias, carregadores e treinamentos; vantagem tributária, com crédito de PIS, COFINS e dedução da base do imposto de renda; e alta disponibilidade operacional.