Cada vez mais, a agenda ESG (Environmental, Social, Governance, em inglês) tem sido fator determinante para consolidar e ampliar os negócios de diversas empresas, especialmente nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa da Amcham Brasil, Câmara Americana de Comércio para o Brasil, 71% das companhias implementaram ou iniciaram alguma ação de boas práticas ligada ao ESG. Fato é que o conceito já é amplamente utilizado para integrar comunidades e reforçar a percepção do mercado e parceiros de negócios.
E, dentre os setores contemplados pelo tripé do ESG, está o de logística. Há cerca de quatro anos, a Tópico, líder nacional em fabricação, aluguel e venda de galpões de lona e aço, incorporou iniciativas para cada um dos três pilares. São exemplos a ‘Floresta Tópico’ (Sustentabilidade), ‘UNIT – Universidade Corporativa’ (Social), e ações de Governança, com o programa de ouvidoria externa realizado pela empresa ‘Contato Seguro’.
“Ao rever alguns processos internos, contratamos a empresa ‘Contato Seguro’ pela necessidade de termos um canal interno de ouvidoria, mas realizado por uma empresa externa e idônea para entendermos as reais queixas de colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços e clientes. E isso trouxe mudanças valiosas que contribuíram para um melhor desempenho da companhia, como a diminuição do risco jurídico ou financeiro e trazendo mais governança a todos os processos”, comenta a Head de Jurídico e Compliance da Tópico, Daniela Silva.
Outro ponto ainda sensível para muitas empresas, mas que já está amplamente incorporado na Tópico, é o compliance. E, apesar do tema ser considerado abstrato e de difícil compreensão para muitos, a companhia encontrou na plataforma da universidade corporativa o lugar certo para equalizar e disseminar o conhecimento sobre suas normas.
“Isso foi algo que tornou as ações de Governança ainda mais assertivas. Conseguimos incorporar o compliance na rotina dos mais de 460 colaboradores, que, por sua vez, já entendem que as ações precisam estar de acordo com as políticas internas”, diz Daniela.
Vale lembrar que a Tópico é a única do segmento com ações estruturadas e efetivas voltadas ao ESG, além de contar com um Comitê de Ética e de Sustentabilidade, que avalia periodicamente cada ação executada.