A APM Terminals Suape anuncia a conclusão bem-sucedida da obra de demolição realizada no terreno onde será implantado o terminal portuário, localizado no Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape), Pernambuco. Iniciada em fevereiro desse ano, esta etapa foi a maior obra de demolição do estado de Pernambuco e exigiu um trabalho intenso e meticuloso para remover as diversas edificações e infraestruturas.
Com início em 26 de janeiro de 2024 e duração de 222 dias, a obra foi um marco significativo para o projeto. Durante o processo não houve incidentes, reforçando a premissa de segurança e respeito pelas pessoas envolvidas no projeto e ao meio ambiente. Além da utilização de maquinário pesado e mão de obra especializada, as equipes envolvidas destacam a complexidade da segregação e o encaminhamento de tipologias distintas de resíduos. Após a reutilização e a destinação ambientalmente correta de 20 mil toneladas de resíduos, materiais e sobras, foi possível limpar o terreno, onde será construído o pátio de contêineres, o ‘coração’ do terminal. O Terminal contará com 100% de equipamentos elétricos e tecnologia de ponta, incluindo alguns deles com operação por controle remoto, gates de acesso com sistema de agendamento, scanner, além de um armazém e operações com padrão de excelência internacional.
Com o fim da fase de demolição, o projeto dá início a fase de construção e, nas próximas semanas, as empresas vencedoras do contrato de construção do cais e demais infraestruturas devem ser definidas. A implantação da APM Terminals Suape representa uma significativa ampliação da capacidade portuária no Estado, além de impactar positivamente o varejo e a indústria no Nordeste, deve favorecer o aumento do trânsito de navios e de novos serviços que conectem Pernambuco a diversos portos do mundo, e beneficia usuários com uma logística mais eficiente.
A APM Terminals Suape é um projeto que fomentará de forma positiva diversas frentes, desenvolvido a partir de iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária, que ajudarão a estimular o desenvolvimento socioeconômico da região, gerando mais de 500 empregos diretos e 2 mil indiretos, na fase de construção”, reforça Herllon Rossato Rossdeutscher, líder da área de Integração de Negócios da APM Terminals Suape.
“Estamos cerca de 200 dias mais próximos de abrir as portas de um empreendimento que vai integrar e gerar valor ao estado de Pernambuco e ansiosos para completar as próximas etapas e iniciar a operação no segundo semestre de 2026”, finaliza Herllon.