A Amazon acaba de atingir a marca de 130 milhões de produtos ofertados no site brasileiro, em mais de 50 categorias, entre varejo e serviço de marketplace, aumento de 30% em relação ao ano anterior. A empresa vem crescendo continuamente no país desde 2019, quando iniciou sua operação com 1 milhão de produtos disponíveis para compra.
Operando com 10 Centros de Distribuição e mais de 100 Estações de Entregas no Brasil, os novos polos se somam à estrutura logística nacional, completando cobertura em todos os 27 estados brasileiros. Com novas Estações desde Belfort Roxo, RJ, Palmas, TO, e Canoas, RS, essa expansão tem como principal objetivo seguir com a missão da Amazon de ter o cliente sempre como centro do seu negócio, oferecendo um serviço de entregas rápido e confiável, enquanto impacta positivamente as comunidades locais onde a empresa opera por meio de contratações, desenvolvimento de carreiras e projetos sociais, diz Daniel Mazini, Country Manager da Amazon Brasil.
“Desenvolver uma seleção de 1 milhão para 130 milhões de produtos ofertados em menos de cinco anos demonstra o nosso comprometimento e investimento com o Brasil. Constantemente entregar aos clientes a melhor experiência de compra possível é uma prioridade para a Amazon, por isso, expandir a nossa operação junto com o portfólio de produtos é mais um passo para que todos e todas possam encontrar o que buscam na Amazon, com a opção de receber suas compras com frete rápido e grátis em todo o Brasil”, afirma Mazini.
Desde o início das operações no país a empresa tem sido um importante agente de contribuição para a economia brasileira, com mais de R$ 33 bilhões já investidos nacionalmente em todos os seus negócios, incluindo varejo, operações e AWS, contribuindo com mais de R$ 25 bilhões para o PIB do Brasil.
“Desenvolver do zero uma estrutura logística que cresça rapidamente, mas que seja segura e sustentável para atender às necessidades reais do consumidor brasileiro, prezando pela integridade e satisfação dos nossos funcionários diretos e indiretos, é prioridade e é fundamental para o sucesso da Amazon no Brasil”, afirma Márcio Neves, diretor das Operações da Amazon Brasil.
Investimento em tecnologia
O investimento em tecnologia é fundamental para que a Amazon consiga imprimir um ritmo tão acelerado de crescimento logístico – a empresa anunciou que havia atingido cem polos em agosto. A Amazon Brasil tem feito uma série de investimentos em automação que fez com que o tempo de lançamento de um polo logístico no Brasil diminuísse 77%.
“O lançamento de um polo logístico no Brasil envolve diversos sistemas que cobrem toda a operação física, a gestão do inventário, conexão com os outros nós da nossa malha logística, definição de rotas de entrega e integração com parceiros, entre outros. Muitos destes sistemas foram criados especificamente para atender as necessidades da nossa operação no Brasil. Cada polo envolve integrações e soluções diferentes para atender diferentes regulamentações e parceiros. Dado o ritmo de expansão da Amazon no país, nossa equipe criou uma solução para reduzir drasticamente o tempo necessário no lançamento da tecnologia que suporta cada polo, através da automação do trabalho de configuração e teste dos sistemas e definição de padrões para serem usados na integração com nossos parceiros”, explica Leandro de Paula, diretor de Tecnologia da Amazon na América Latina. “Queremos que os clientes encontrem o que precisam com facilidade e recebam seus pedidos de forma rápida. Por isso temos a tecnologia como facilitadora da expansão da Amazon no Brasil, nos apoiando na missão de oferecer uma ótima experiência de compra para nossos clientes”, reforça Leandro.