A. P. Møller – Mærsk A/S anuncia novo CEO em transição planejada

Desde 2016, Soren Skou liderou a transformação da A. P. Møller – Mærsk A/S (Maersk) de um conglomerado diversificado para uma empresa de logística integrada e colocou o negócio em uma nova trajetória de crescimento. Vincent Clerc, atualmente CEO de negócios da Ocean & Logistics da empresa, será o sucessor efetivo como CEO da Maersk a partir de 1º de janeiro de 2023.

O presidente do Conselho Administrativo, Robert M. Uggla, disse:

“Soren contribuiu para o desenvolvimento do nosso grupo ao longo de quase quarenta anos, dos quais onze anos como CEO da Maersk Tankers, quatro anos como CEO da Maersk Line e quase sete anos como CEO da Maersk. Durante seu mandato como CEO da Maersk, Soren foi fundamental para redefinir a Maersk como um fornecedor de logística de ponta a ponta centrado no cliente com uma posição de liderança global em soluções de transporte sustentável. Em nome do Conselho, agradeço sinceramente a Soren pela valiosa liderança e resultados impressionantes. Sou igualmente grato pelo apoio de Soren na revisão da sucessão do CEO, certificando-se de que a empresa não perca seus esforços estratégicos em um mercado difícil e em mudança.”

Sobre Vincent Clerc sucessor de Soren Skou, Robert M. Uggla acrescenta:

“O Conselho tem o prazer de anunciar Vincent Clerc como o novo CEO da Maersk. Desde 2019, Vincent é o CEO da Maersk Ocean & Logistics, que contribui com uma parte significativa do capital investido e dos resultados da empresa. Ele tem sido um líder fundamental para a transformação da Maersk, demonstrando grande perspicácia estratégica, habilidade de executar planos complexos e entregar valor de longo prazo para os acionistas por meio de soluções atraentes para os clientes. Os fortes ventos favoráveis que beneficiaram as indústrias da cadeia de suprimentos durante a pandemia estão chegando ao fim. Com uma visão cada vez mais desafiadora, o Conselho acredita que Vincent possui a experiência e as capacidades certas como CEO para buscar e supervisionar o desenvolvimento estratégico e organizacional da Maersk nos próximos anos”.

Soren Skou deixa a Maersk com gratidão e orgulho. Skou diz:

“Por quase sete anos, trabalhei junto com minha equipe para mudar o modelo de negócios, a cultura,  a espinha dorsal digital, e os resultados para tornar a Maersk novamente uma empresa lucrativa em crescimento. Essa foi a missão que recebi como CEO em 2016 e gostaria de agradecer ao Conselho, nosso principal acionista, à minha equipe executiva e a todos os meus fantásticos colegas pela confiança e apoio ao longo dos anos.

Agora é o momento certo para Maersk, para Vincent e para que eu possa fazer essa transição. A Companhia executou muito bem nos últimos anos. Nunca estivemos tão fortes financeiramente e temos um plano inspirador e visionário para continuar a nossa estratégia global de integração que guiará a Maersk por muitos anos.

Trabalhei de perto com Vincent por mais de uma década e estou confiante de que ele está pronto para levar a empresa ao próximo nível. Eu estou com meus olhos voltados  para um novo capítulo na minha vida em que continuarei a trabalhar a nível não executivo e a ter mais tempo para a minha família e para outros interesses”.

Vincent Clerc diz:

“Estou emocionado com a confiança que o Conselho está demonstrando ao me dar a oportunidade  de liderar as próximas etapas da nossa transformação. É um privilégio para mim liderar uma empresa com uma herança tão longa, valores fortes e um enorme potencial. Estou ansioso, junto com a equipe de liderança e todos os colegas da Maersk em todo o mundo, para levá-la ao próximo nível, construindo sobre a base muito forte que obtivemos com Soren no comando e cumprindo nossas promessas aos clientes, acionistas, e para a sociedade em geral.

Com a pandemia, e agora com a guerra na Ucrânia e uma crise de energia sobre nós, há muitos desafios difíceis pela frente; desafios que impactam a todos nós e onde a Maersk pode fazer a diferença. As empresas estão repensando suas cadeias de suprimentos neste novo ambiente, buscando mais estabilidade e mais suporte em sua jornada de descarbonização. Isso representa uma incrível oportunidade de negócios para a Maersk, que todos nós estamos animados para aproveitar.

Isso exigirá de nós que mantenhamos o rumo de nossa estratégia, cumprindo nossos roteiros de digitalização e descarbonização, enquanto mantemos um olhar mais atento do que nunca em nossa excelência operacional e desempenho. Quando fizermos isso, teremos um profundo impacto positivo para todos os nossos stakeholders”.