O objetivo é aproximar produtos e serviços dos consumidores finais
de forma rápida e com o nível de informação esperado.
Na velocidade com que são realizados os negócios hoje em dia, e na mesma velocidade com que os produtos vendidos precisam ser entregues, sejam eles dos mais diversos tipos, quais são as vantagens e os benefícios oferecidos pelos serviços de courrier/encomendas expressas?
Estas e outras perguntas são respondidas pelos representantes de algumas das mais conceituadas empresas instaladas no país, que atuam nesta área.
Por exemplo, Bruno Henrique Souza, gerente da Divisão Produtos da Logistech, diz que estas empresas são altamente competitivas, justamente porque possuem estruturas enxutas. Assim, praticam preços mais acessíveis e prestam atendimento personalizado, oferecendo, por exemplo, a opção de buscar a encomenda na empresa do cliente, algo que os Correios, por exemplo, não fazem. Ainda segundo ele, as empresas de courrier não necessitam ter um overhead tão grande quanto a ECT. Além disso, investem muito em treinamento, possuindo profissionais voltados para atender às necessidades específicas desse mercado.
“Com a globalização e o mercado cada vez mais competitivo, temos hoje uma oferta gigantesca de produtos e serviços, buscando atingir cada vez mais de perto os consumidores finais. Desta forma, o segmento courrier de encomendas expressas atende a esta necessidade de mercado aproximando produtos e serviços dos consumidores finais de forma rápida e com o nível de informação esperado – atualmente o consumidor compra pela internet ou por qualquer outro canal de venda direta durante a noite e tem a expectativa de receber a sua encomenda no dia seguinte no período matutino.”
A avaliação é de Sérgio Brito, gerente comercial da Total Express. Ainda segundo ele, a rastreabilidade das entregas também é um diferencial das empresas courrier, onde é fundamental que disponham de informações desde a coleta de materiais até a realização efetiva da entrega. Essas informações devem ser disponibilizadas através de arquivos de dados, com a freqüência desejada pelo cliente ou através de consulta no “site“ da empresa courrier. “Há muito a era de grandes estoques acabou. Assim sendo, a velocidade que as operações exigem não encontra respaldo nos modelos convencionais de distribuição, de modo que a velocidade que o mercado necessita está focada no serviço courrier”, diz Brito, justificando o porque dos benefícios oferecidos por estas empresas.
Pensamento semelhante tem Juliana Vasconcelos, gerente de marketing as UPS Mercosul.Segundo ela, o serviço courrier é caracterizado pela agilidade e rapidez no envio, sendo totalmente monitorado da origem ao destino. Geralmente é utilizado para envio de amostras e documentos que requerem urgência na entrega para fechamento de um pedido ou até mesmo de contrato. “Em se tratando do mundo empresarial, a globalização permite negócios envolvendo qualquer região do mundo, o que torna esse serviço essencial para garantir o fluxo dos negócios de forma ágil”, diz Juliana.
Pelo seu lado, Clóvis Toniolli, diretor da Transfolha, aponta as vantagens e os benefícios em duas visões: a dos fabricantes e revendedores e por parte do consumidor final.
“Algumas destas vantagens incluem: facilidade na compra, principalmente pela internet; aumento nas compras por impulso; facilidade nas comparações de produtos X benefícios X preços; entrega no tempo desejado pelo consumidor a custo baixo; absorção, por parte da empresa, que oferece serviços de logística de boa parte da tramitação de todo processo, reduzindo os custos para o produtor ou revendedor; e melhores ofertas de preços ao consumidor final, devido ao menor custo em todo o processo.”
Segundo ele, existem várias vantagens (tanto para quem vende como para quem compra), iniciando-se pela compra efetuada pelo consumidor, que normalmente acontece através da internet, possibilitando que ele faça uma grande pesquisa de modelos, serviços oferecidos, preços, forma de pagamentos, etc.
Na seqüência, ele terá o conforto e a segurança de receber seu produto em casa, no prazo desejado.
Ainda segundo Toniolli, para as empresas que comercializam seus produtos neste segmento, a vantagem proporcionada pelas empresas de courrier incluem uma redução em seus custos operacionais, visto que os serviços oferecidos pelo operador logístico, que culmina com a entrega ao consumidor, iniciam-se na armazenagem, controle dos estoques, emissões de todas as documentações necessárias, manuseios e rastreamento on-line, o que possibilita que a empresa contratante possa acompanhar passo a passo o fluxo logístico de cada entrega e ainda disponibilizar estas informações em seu Call Center, o que agiliza eventuais correções durante todo o processo.
Já a gerente geral de Carga Expressas e Franquias da Varig Log, Maria Fan, é bastante abrangente em sua resposta.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.