A ABOL – Associação Brasileira de Operadores Logísticos, com a missão de representar, promover e desenvolver os operadores logísticos do Brasil para que gerem valor de forma sustentável, fomenta suas ações em programas e projetos que tenham compromisso com o crescimento econômico, geração de emprego e renda e que estejam voltados ao desenvolvimento e inovação tecnológica para o incremento da logística. Para tanto, apoia seus associados e entidades parceiras que tenham os mesmos propósitos e valores para enfrentar os desafios cada vez mais complexos de um país que demanda soluções robustas e imediatas, mas firmes e duradouras.
“Nesse contexto estamos apoiando a Fundação Iochpe como entidade parceira no instante em que incentivamos a adesão de novos associados ao programa Formare, como plataforma de inserção social nas comunidades onde nossas empresas atuam, oferecendo aos jovens do entorno oportunidades extraordinárias de aprendizado”, destaca Oswaldo Dias de Castro Jr., presidente do Conselho Deliberativo da ABOL.
Desenvolvido pela Fundação Iochpe, o programa Formare oferece a jovens em situação de vulnerabilidade social cursos iniciais preparando-os para o mercado de trabalho. Em parceria com empresas de médio e grande porte, o curso tem duração de cerca de 1.200 horas/aula, desenvolvidos para atender as características e necessidades de cada empresa e realidade do mercado de trabalho local.
“No cerne do planejamento estratégico da ABOL estão as questões regulatórias do setor, a excelência operacional e a inovação, bem como o desenvolvimento do capital humano. Indo ao encontro desses três pilares estratégicos, está o Programa Formare, dado que atende, em uma só iniciativa, questões regulatórias com o Formare Aprendiz, a capacitação do jovem para a melhoria do discernimento e cognição no aprendizado, pondo-se apto à capacitação para um novo mundo profissional que visa, efetivamente, a excelência contínua das pessoas e dos processos. Em adição, encontramos no Formare um caminho inovador para as empresas investirem nas suas práticas sociais. Além de dar oportunidade aos jovens das cercanias das suas instalações a se qualificarem, o programa utiliza o ambiente de trabalho como um grande laboratório de aprendizagem, envolvendo e engajando o público interno, o que traz ganhos à cultura organizacional e qualifica futuros profissionais que têm conhecimento profundo do negócio da empresa após passarem pelo menos um ano em contato diário com as suas especificidades”, enfatiza Cesar Meireles, diretor executivo e CEO da ABOL.
Com 65 unidades, o Programa Formare já conta com 42 empresas parceiras, e qualifica em média 1.300 alunos por ano. O número de educadores voluntários é ainda mais alvissareiro, dado que cerca de 5.000 profissionais das empresas participantes do Formare estão engajados no programa. Nessas quase três décadas de implantação, o programa atingiu 12 estados brasileiros e 50 municípios, avançando na América Latina com duas unidades no México.
Para Renato E. Simenauer, diretor da Fundação Iochpe, idealizadora e responsável pelo Formare, a parceria com a ABOL tem um significado todo especial e pioneiro. “Com a ABOL estamos dando um passo inovador, já que até então, vínhamos realizando ações diretamente com as empresas e agora também com associações empresariais. Isso, certamente, trará mais celeridade na expansão do programa, com consistência e sustentabilidade.”