A ABTC – Associação Brasileira de Logística e Transporte de Cargas homenageou à Airship do Brasil, do grupo Bertolini, na última sexta-feira (15/9), durante a realização do XV Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas realizado pela Associação, em Belém do Pará.
De acordo com o presidente da ABTC, Pedro Lopes, a homenagem foi em reconhecimento aos esforços e compromisso da empresa na busca por soluções inovadoras para o setor de transportes em produzir plataformas mais leves que o ar, que seguem preceitos da ética e da sustentabilidade, realizados pela Airship.
O presidente da Bertolini, Irani Bertolini, recebeu a placa de homenagem das mãos do presidente da ABTC, Pedro Lopes.
“Temos a satisfação em prestar essa homenagem à Arship que vem desenvolvendo um belo trabalho que envolve muita pesquisa e tecnologia, com vistas a contribuir para o desenvolvimento do setor e do país”, afirmou Lopes.
“São 24 anos de pesquisa, desenvolvimento, sacrifício, enfrentando a burocracia desse país. Mas chegamos a esse ponto de inaugurar o primeiro voo de dirigível construído no Brasil com várias empresas Brasileiras credenciadas pela ANAC, que produziram as peças. Queremos evoluir mais, queremos chegar ao ponto de 80% das peças ser fabricadas com matéria-prima nacional”, declarou, Irani Bertolini.
A Airship do Brasil, que está instalada no município de São Carlos (SP), desde março de 2015, fez o voo inaugural, no último dia 24 de julho, do primeiro dirigível fabricado na América do Sul. O dirigível, conhecido como aeronave mais leve que o ar, surge como nova alternativa para o serviço de vigilância e transporte de peças e pessoas, sobretudo na Amazônia, uma vez que a aeronave é mais econômica que um avião, mais rápida que um caminhão, bem como mais segura que os meios de transportes tradicionais.
O dirigível lançado é um protótipo com 49 m de comprimento e 17 m de altura, com capacidade de carga em torno de 1 tonelada, e espaço para um piloto e até 5 outros ocupantes. Possui um motor de potência 300 HP, atingindo velocidades de até 85 km/h.