A Rangel Equipamentos é uma empresa familiar, localizada no sul do Brasil, que produz equipamentos feitos sob medida para os setores de transporte, agrícola e florestal. No início, fabricava equipamentos em aço SAE 1010/1020, incluindo Plataformas Veiculares Hidráulicas Autosocorro, as quais são instaladas em caminhões de todos os modelos e tamanhos. Com a finalidade de reduzir o peso, decidiu remodelar o projeto para aço de alta resistência da SSAB, alcançando grandes resultados.
O modelo de plataforma com 9 m e capacidade de carga de 10 toneladas, pesa geralmente 2.900 kg em aço SAE 1020. O mesmo modelo foi totalmente atualizado para o Strenx 700MC* (anteriormente denominado Domex 700MC) e o Strenx CR 700* (anteriormente denominado Docol 1000DP) e teve o peso substancialmente reduzido para 2000 kg, ou seja, uma redução de 900 kg (30%).
Posteriormente, foi desenvolvido um projeto de uma plataforma de 5,5m e capacidade de 5 toneladas, que foi modelado para Hardox 450 (Único material com 2mm e 1100MPa de limite de escoamento), na sua totalidade, com exceçãodos mancais que usa espessura de 8mm na mesma Hardox 450. A plataforma similar em aço doce (SAE 1020) comercializada anteriormente, pesa em torno de 2200kg. Com utilização da chapa de alta resistência, o peso caiu para 900kg, significando uma redução de 60%.
Essas reduções trazem uma série de benefícios para o usuário final, levando a um menor consumo de combustível, redução do desgaste de pneus, manutenção reduzida do freio e sistema de suspensão. Ele também contribui para o meio ambiente com a redução da emissão de CO2.
“Com a implementação dos aços de alta resistência da SSAB nos nossos produtos, conseguimos uma redução de peso dos equipamentos e melhoramos a qualidade de nossa matéria prima, tudo isso mantendo a mesma resistência. Aqui na Rangel Equipamentos, acreditamos que o futuro do nosso segmento está ligado ao domínio dos processos utilizados em chapas de alta resistência, o que se tornou possível com a parceria SSAB x RANGEL”, diz Pedro Rangel Neto, Diretor da Rangel.
(Foto: Divulgação/SSAB)
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.