A operadora logística Panalpina publicou recentemente o seu Relatório Corporativo de Sustentabilidade, que explora a metodologia usada pela empresa em 2015 para avaliar os impactos das suas operações no meio ambiente e nas comunidades aonde opera.
Preparado de acordo com as Orientações G4 da Global Reporting Initiative (GRI), o relatório traduz o comprometimento da Panalpina em associar a sustentabilidade à sua estratégia operacional. “Os programas corporativos de sustentabilidade e relatórios da Panalpina estão constantemente evoluindo para atender as expectativas dos stakeholders e identificar as melhores oportunidades de aperfeiçoamento”, disse a responsável global por qualidade, saúde, segurança e meio ambiente da Panalpina, Lindsay Zingg.
Durante 2015, a Panalpina fortaleceu o seu compromisso de reduzir o impacto no meio ambiente, com foco no controle da emissão de gases de efeito estufa. Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em dezembro de 2015 em Paris, foi anunciado que a Panalpina foi uma entre mais de 100 companhias internacionais e a única empresa de logística até agora a comprometer-se a definir metas de redução. A empresa recebeu a pontuação mais alta na sua história no programa de cadeia de suprimentos Carbon Disclosure Project, com 94 de 100 pontos.
As medidas adotadas mundialmente pela operadora logística traduzem um alinhamento com as expectativas dos clientes da Panalpina, cada vez mais exigentes em termos de monitoramento do impacto que as operações da empresa eventualmente tenham no meio ambiente e dos passos decisivos para diminuí-lo. O diretor comercial global da Panalpina, Karl Weyeneth, declarou: “Muitos dos nossos clientes querem ter dados precisos sobre os impactos ambientais de nossos serviços e exigem que a sustentabilidade e temas ambientais façam parte da apresentação da nossa proposta”.
Em destaque no relatório estão os feitos da empresa no ano passado, como a redução de 4% na emissão de gases de efeito estufa na comparação com 2014, além da diminuição de 16% da utilização de papel, de 11% no uso de água e de 5% no de eletricidade.
Brasil — No Brasil, a preocupação com a interferência no meio ambiente segue os mesmos padrões de controle que a Panalpina emprega em todos os países nos quais opera. De acordo com o diretor de Qualidade da Panalpina Brasil, Adriano Bronzatto, diversos programas foram realizados no ano passado, com resultados expressivos, como a redução de 23% no número de incidentes operacionais e a parceria com a Cruz Vermelha na realização de trabalhos voluntários e de donativos para campanhas do agasalho e natal beneficiando centenas de famílias.
Outras ações implementadas pela Panalpina Brasil garantiram a redução de gases de efeito estufa, como a implementação da política de uso de combustível renovável não fóssil (etanol) nos veículos da empresa para a redução de emissões de CO2. “Adicionalmente, a adoção de condutas e a colaboração de toda a equipe Panalpina Brasil permitiram a diminuição do consumo de papel em 8,8% e de eletricidade em 10,8%”, conta Bronzatto.
O executivo explica que as metas foram atingidas como resultado de um processo de conscientização de todos os colaboradores da empresa, em todos os níveis hierárquicos. “Realizamos anualmente a semana de sustentabilidade ambiental e social durante a qual todos os colaboradores e parceiros são envolvidos na conscientização, mobilização e ações que ampliam nossos programas internos de reciclagem, uso consciente dos recursos naturais e responsabilidade social da empresa e como cidadão”, finaliza o diretor de Qualidade da Panalpina Brasil.