Ações para melhorar a gestão de frotas

Gerenciar uma frota de veículos pode ser uma tarefa complexa. A fim de otimizar e elevar a produtividade, é necessário considerar diversos fatores, bem como desenvolver estratégias para garantir que os veículos da frota operem em benefício da empresa de maneira eficiente. Desde a manutenção regular dos veículos até a implementação de sistemas de monitoramento avançado, contribuindo com a excelência operacional.

O gestor de frotas, responsável pelo rastreamento dos veículos e pelo acompanhamento dos trajetos, assume a supervisão e o monitoramento da programação de viagens dos condutores, assegurando que sejam feitos de maneira adequada. Elaborar um planejamento que inclua despesas da empresa com manutenção, combustível e revisões é uma das responsabilidades do controlador de frotas.

Benefícios como controle de despesas, aumento da vida útil dos veículos e controle operacional são componentes essenciais do gerenciamento de frotas. Dessa forma, a empresa pode se planejar e evitar surpresas relacionadas à necessidade de ações emergenciais, que poderiam resultar em uma queda na produtividade.

Como organizar um setor de frotas? 

Para aprimorar a gestão de frotas, além de contar com um competente gestor responsável por lidar com todos os dados e estratégias relacionados a cada entrega ou serviço, existem outros pontos igualmente importantes a considerar. A seguir, apresentam-se 6 dicas fundamentais:

  • MANUTENÇÃO PREVENTIVA: Além de possibilitar a previsão de custos, a manutenção preventiva evita que a empresa enfrente escassez de veículos para a realização de serviços. Trocar e reparar itens no momento correto não apenas preserva a segurança dos condutores, mas também impede a necessidade de serviços mais caros e complexos.
  • MONITORAMENTO DE GESTÃO: Recomenda-se o uso de ferramentas adequadas e a atenção aos relatórios mensais gerados, os quais combinam segurança de dados com praticidade de operação e eficácia na obtenção de informações. Basta identificar a alternativa que melhor atenda às necessidades individuais, tornando-a uma ferramenta útil no cotidiano.
  • PLANEJAMENTO: Faça um diagnóstico da sua frota de carros, listando todos os veículos da empresa, como carros, ônibus ou caminhões. Descreva o estado de cada um deles, indicando a necessidade de manutenção e anotando a quilometragem percorrida por cada um. Registre os gastos com combustível e salário dos motoristas. Controle e melhore também o modo de condução dos veículos.
  • ESTABELECIMENTO DE METAS: Desenvolva metas financeiras e de desempenho que contribuam de diversas maneiras e em diferentes níveis para a empresa. Isso inclui definir metas para a equipe, com incentivos e padronização dos serviços e produtos oferecidos.
  • TREINAMENTO PARA OS MOTORISTAS: Invista na capacitação dos condutores, compreendendo e aprimorando suas habilidades, reconhecendo suas limitações. Realize reuniões com debates e orientações sobre segurança no trânsito e preservação dos equipamentos.
  • CÂMERAS DE SEGURANÇA: Com tecnologias avançadas como reconhecimento de placas e análise de comportamento, a instalação de câmeras de monitoramento é  fundamental para situações de ocorrências suspeitas e incidentes envolvendo cargas transportadas e motoristas, colaborando com a segurança da empresa.