A Adisseo, indústria de aditivos nutricionais para alimentação animal, decidiu centralizar suas operações logísticas com um único operador, a Tquim, que já fazia o transporte de seus produtos de granéis líquidos e embalados desde 1993 e agora centraliza com o mesmo parceiro todo o processo de armazenagem e gestão operacional de sua logística.
Apoiada por uma consultoria, a AGR Consultores, a Adisseo iniciou um processo de seleção para a escolha de um novo Centro de Distribuição que passaria a armazenar seus insumos. A decisão pela Tquim foi devido a dois fatores: a proximidade de seu CD (Centro de Distribuição), localizado em São Bernardo do Campo, próximo aos portos da baixada santista, onde a Adisseo recebe seus produtos importados, e a integração com o processo de transporte, que já é prestado pela operadora.
Somente com a proximidade do CD da TQUIM com os portos, a Adisseo otimiza o transit time em até três horas em comparação com o antigo fornecedor de armazenagem, que era localizado em Barueri. Como 100% de suas mercadorias são importadas, a empresa alcançou uma economia entre 5% e 6% no frete gasto com o transporte.
“A integração direta do transporte e armazenagem reduziu o tempo e valor do frete gastos nos deslocamentos, carga e descarga, o que acabou por ampliar a capacidade e a velocidade de entrega da Adisseo aos seus clientes”, pontua Walter Almeida, diretor superintendente da Tquim.
Outro ponto avaliado como vantajoso tanto pela consultoria, assim como pela Adisseo, é a estrutura física e operacional da Tquim, que conta com estruturas porta-paletes, equipamentos e sistemas atualizados, estrutura de grades organizadas, motoristas qualificados, caminhões inteiramente dedicados ao transporte de granéis líquidos, além de suporte in house dentro da Tquim para a operação da Adisseo, tudo suportado por alvarás e licenças que garantem a conformidade da operação.
“Não buscamos simplesmente um fornecedor, mas sim um parceiro para desenvolver e implementar novas ideias. A Tquim conhece meus clientes melhor que eu em relação às entregas e centralizar a operação com eles envolve mais que redução de custo e aumento de produtividade, implica na confiança de uma parceria de longa data”, explica a supply chain manager South America, Denise Toledo.
Inaugurado em 2015, o novo Centro de Distribuição da Tquim recebeu investimentos da ordem de R$ 4 milhões para o desenvolvimento de uma estrutura de 11,5 mil metros quadrados de área e capacidade de 12 mil posições paletes verticalizadas.
Localizado em uma região estratégica de São Bernardo do Campo, a TQUIM decidiu investir na ampliação de seu negócio para se transformar num operador logístico completo, proporcionando às empresas produtividade e redução de custo com a integração dos processos de transporte, armazenagem e gestão de estoques.