Atenta ao forte movimento de mercado de pet food e às tendências de crescimento desse setor, a ADM – considerada líder global em nutrição, originação e processamento agrícola – comemora a inauguração de seu moderno Centro de Distribuição na cidade de Extrema, município de Minas Gerais, em parceria com a Solistica, empresa do grupo FEMSA especialista em soluções logísticas integradas para toda a cadeia de suprimentos. O novo CD será um importante ponto focal para a otimização logística dos produtos de importantes marcas da empresa, como Max, Equilíbrio e Naturalis.
De acordo com Gerson Mantovani, diretor de Pet Solutions da ADM para América do Sul, a inauguração “representa uma grande reestruturação da empresa a nível logístico, com o objetivo de elevar ainda mais sua eficiência operacional e sustentabilidade”. Para o executivo, a localização do novo CD é um diferencial. “Extrema é um município na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, dois dos estados mais importantes economicamente do País, além de ser próximo também do Estado do Rio de Janeiro. É uma região que certamente irá nos trazer ganhos efetivos e redução de custos. Estaremos mais próximos de nossos consumidores”, afirma.
O executivo destaca que o novo CD vai ajudar a escoar a produção da fábrica em Três Corações, a maior planta de produtos pets da ADM na América Latina, que conta com mais de 1.000 colaboradores. Nos últimos anos, a empresa tem feito fortes investimentos na divisão de nutrição animal, prevendo um crescimento sensível na demanda de produtos para cães e gatos, cujo mercado nacional deve apresentar um crescimento estimado de 6.8% a.a em volume para os próximos cinco anos. “Investimos em logística, mas também estamos trabalhando para aumentar a qualidade nutricional e segurança alimentar de nossos produtos, assim como no atendimento e a satisfação dos clientes, pilares de extrema importância para a companhia”, complementa.
Sobre os diferenciais do novo CD, Marcelo Andrade, diretor de Operações de Armazenagem América Latina da Solistica, empresa responsável pelo CD e operação logística do local, comenta: “Implantamos uma tecnologia inovadora e automatizada, o sistema shuttle de armazenagem, possibilita uma melhor ocupação dos espaços, alto desempenho, redução do tempo no ciclo de movimentação das cargas e maior segurança na armazenagem, diminuindo os riscos de acidentes”. Para Jorge Bayona, CCO da Solistica, o projeto inovador reforça a missão da companhia. “Somos pioneiros e líderes no desenvolvimento de soluções logísticas para o setor de nutrição animal e a nossa ampla experiência no segmento de pet food nos permite explorar as melhores práticas para esse mercado. Nós queremos ser o parceiro estratégico de nossos clientes na América Latina e este projeto customizado para as necessidades de crescimento da ADM reforça nossa experiência regional, as soluções inovadoras e principalmente o compromisso com o cliente”.
Produtos estocados no CD serão distribuídos aos atacadistas e às mais importantes redes de varejo, petshops e lojas agropecuárias do Brasil. A expectativa é que esta unidade em Extrema gere mais de 200 novos empregos diretos e indiretos na região, e movimente um volume de 14 mil toneladas de produtos, além de um fluxo diário de 60 unidades de transporte.