O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans, PA, recebeu, na última quarta-feira, dia 03 de março, mais um pouso da segunda maior aeronave cargueira em operação no mundo, o Antonov An-124. Proveniente da Austrália, o voo chegou à capital paraense às 17h com equipamentos que serão transportados em carretas para o interior do Pará.
Essa é a terceira de quatro operações cargueiras de grande porte em Val-de-Cans, que contou com o planejamento da Infraero e do Terminal de Cargas de Belém (Teca) – administrado pelo Grupo Porto Seco Centro-Oeste.
Para receber a aeronave ucraniana, que tem 73 metros de envergadura por 69 metros de comprimento e 21 metros de altura, a Infraero coordenou um planejamento operacional diferenciado, que foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As aeronaves, por exemplo, são orientadas por caminhonetes Follow Me, que auxiliam o comandante da aeronave a circular pelas pistas de taxiamento até o pátio onde a aeronave pode ser descarregada. No local, a operação conta com carretas transportadoras, cujo acesso se dá por meio de credenciamento e supervisão da equipe de operações da Infraero e do Teca.
“O planejamento de uma operação gigantesca, em quatro etapas, com destino ao Aeroporto de Belém, mostra a dimensão da credibilidade que a Infraero tem junto aos operadores aéreos. É um orgulho poder entregar um serviço de excelência, transformando o nosso terminal, por duas semanas seguidas, numa verdadeira terra de gigantes”, destacou o superintendente do aeroporto, Fábio Rodrigues.
O Aeroporto Internacional de Belém já recebeu os dois modelos de aeronaves em anos anteriores. Em junho de 2015 recebeu o Antonov An-124 e, em setembro 2017, o 747-400.