A ALL está em negociações com o grupo WTorre para adquirir uma participação no projeto de construção de um porto offshore em Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, com investimentos totais estimados em R$ 5 bilhões. Esse movimento da concessionária de ferrovias e operações logísticas é mais um dos passos em seu plano de diversificação de negócios, lançado em 2010.
O porto idealizado pela WTorre no ano passado, segundo uma fonte da empresa, será basicamente dedicado à exportação de minério de ferro extraído na região de Corumbá (MS), tanto do lado brasileiro quanto do boliviano. A capacidade prevista de embarque pode alcançar 60 milhões de toneladas por ano e será uma nova alternativa ao já saturado porto de Santos.
As informações obtidas pelo Valor são de que o terminal vai dispor de calado entre 20 e 25 metros – superior ao de Santos -, ficando apto a receber atracação de grandes navios de carga.
A expectativa das empresas é que as negociações sejam concluídas até o fim do semestre. Para entrar em operação, o projeto deve ter todas as licenças ambientais e aprovação dos órgãos responsáveis – como a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Fonte: Valor Econômico
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.