Aluno da Unicamp acompanha o dia do presidente da MAN

Selecionado para participar do programa CEO por um Dia, da Odgers Berndtson em parceria com o Grupo Estado e a PDA International, Leonardo Yun Ho Lee, aluno da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, SP, conquistou a oportunidade de acompanhar o dia de Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo.

O dia do jovem começou às 7h30 na sede da empresa, em São Paulo, quando encontrou o supervisor de Recursos Humanos, que lhe explicou como seria o dia de Cortes e qual seria a sua participação. O presidente já estava em reunião com seus assessores, e Leonardo acompanhou parte desse encontro, que tratava dos detalhes da agenda do presidente. “Ele me ajudou a ficar mais à vontade em um ambiente de figuras do alto escalão. Fez questão que eu me sentasse ao seu lado”, conta.

Era uma reunião atrás da outra: de área, de diretoria, do conselho, inclusive durante o almoço. “Trocamos experiências profissionais e pessoais com o presidente. Quando as reuniões tinham assuntos sigilosos, eu era aconselhado por Lineu Takeyama, vice-presidente da MAN da área de RH”, explica. Após o almoço, Cortes o conduziu a uma sessão de fotos para a revista Istoé Dinheiro Rural.

Das conversas com o presidente, o estudante absorveu muitos ensinamentos sobre o mundo corporativo e a carreira, frutos de anos de experiências de Cortes junto à MAN e à Volkswagen. O “expediente” para Leonardo terminou às 18h30. Cortes ainda estava trabalhando quando eles se despediram.

Após esse encontro, Leonardo acredita que todo jovem que deseja ter sucesso como líder deveria passar por esse tipo de iniciativa. “É através de uma rica experiência como ‘sombra’ de um CEO que se desperta de forma vigorosa o potencial de cada um”, aponta.

Leonardo tem muito interesse na área de gestão. “Cortes é um exemplo claro de liderança a ser seguido. Sempre cumprimenta a todos pelo nome, atende a todos, apesar da pressa, e dá toda atenção aos que necessitam de suas orientações”, destaca.