Com o objetivo de exercer um papel cada vez mais ativo nas comunidades onde atua e suas equipes vivem, a Amazon amplia o número de instalações para entregas nas comunidades brasileiras. Em parceria com a Favela Llog, do grupo Favela Holding, a expansão inclui seis novas Estações de Entrega em regiões como Capão Redondo, Aricanduva, Brasilândia, Grajaú, Heliópolis e Carapicuíba, SP. As novas unidades são responsáveis pela etapa de “última milha”, processo que possibilita que os pacotes cheguem com mais rapidez e qualidade aos clientes Amazon em todo o Brasil.
O número de pessoas que vivem em favelas no Brasil duplicou na última década, de acordo com pesquisa de 2023 do Data Favela. Segundo o estudo, se as comunidades brasileiras formassem um estado, seria o terceiro maior do Brasil em população. “Tendo isso em vista, a Amazon compreende seu papel social e entrega nestas localidades oferecendo uma experiência de compra similar àquela que clientes de outras regiões possuem. Isso representa, além de um estímulo à inclusão social e ao desenvolvimento econômico brasileiro, mais um passo rumo ao compromisso de atender a todas as pessoas que compram na Amazon, onde quer que elas estejam”, comenta Rafael Virgílio, líder de Treinamentos do Centro de Distribuição da Amazon em Cajamar-SP.
Ainda segundo ele, para uma experiência de compra bem-sucedida do começo ao fim, a empresa investe em alta tecnologia e desenvolve inovações que colaboram com o processo de compra, armazenamento e entrega. No Brasil, por exemplo, o MachineLearning e a Inteligência Artificial, desenvolvidos pela Amazon, ajudam na elaboração de rotas mais precisas que otimizam o trabalho de quem faz as entregas em todo o país.
Além disso, para estabelecer uma rota de entrega que compreenda as particularidades logísticas das comunidades, a Amazon conta com os serviços da Favela Llog. Atualmente, a empresa realiza entregas em sete regiões do Estado de São Paulo, por meio de pessoas que ali vivem. Assim, é possível entregar sorrisos de porta em porta nessas localidades, partindo de Estações de Entrega destinadas à cobertura de áreas consideradas periféricas, como Paraisópolis, inaugurada em agosto de 2022. Nesta última, a capacidade de entrega hoje já é de até dois mil pacotes por dia. “Trabalhamos para manter nossas entregas rápidas e eficientes, e para atender às necessidades de clientes de todo o país, trazendo credibilidade para a Amazon, além de cumprir com um dos nossos Princípios de Liderança, de ter o foco no cliente”, comenta Virgílio.
Entregas pelo mundo
Com 10 Centros de Distribuição e 22 Estações de Entrega, as operações da Amazon no Brasil ganham destaque na iniciativa global “Entregas pelo mundo”, que apresenta como funcionam os processos de entrega para clientes na Áustria, Estados Unidos, Itália, Índia e Japão. O projeto foca na experiência de compra, evidenciando a capilaridade e a adaptabilidade logística da Amazon, presente em mais de 200 países e territórios, com instalações em 22 deles, incluindo Brasil. Em um vídeo exclusivo, a edição nacional do projeto destaca as entregas na comunidade de Paraisópolis, com depoimentos de pessoas que moram na segunda maior favela de São Paulo e a percepção de quem trabalha na Amazon e participa de todo o processo.
Segundo Rafael Caldas, líder da Amazon Logística no Brasil, as operações retratadas no vídeo reforçam como a empresa considera e faz uso das particularidades brasileiras, com foco no cliente e em suas necessidades. “O Brasil é um país grande em extensão e cultura. Abraçamos essas especificidades em nossas operações e entendemos o que cada público precisa. Para isso, tecnologia e pessoas andam lado a lado na Amazon. Desenvolvemos ações e produtos para entregar a melhor experiência para clientes de todo o país, ao mesmo tempo que facilitamos o dia a dia de funcionárias e funcionários”, destaca o executivo. Para assistir na íntegra ao vídeo brasileiro do projeto “Entregas pelo Mundo”, acesse: https://intercomamericas.box.com/s/tkjg90jk39917x01m4gjz3pviza2sm33