A Amazon acaba de anunciar que completou 100 polos logísticos no Brasil, sendo 10 Centros de Distribuição e 90 Estações de Entrega, viabilizando a entrega de pacotes em 100% dos municípios brasileiros. Só em 2024 foram 31 novos polos, em 29 novas cidades.
Além disso, passou a operar com 100 milhões de SKUs em 50 categorias, ofertados no site brasileiro, entre varejo e marketplace. Em 2019, era apenas 1 Centro de Distribuição no país e 1 milhão de produtos disponíveis para compra.
Todos os polos utilizam ferramentas de inteligência artificial e machine learning para sorteamento de encomendas e roteirização de entregas. A Logweb foi convidada a visitar, em 14/08, a Estação de Entregas em Embu das Artes, SP, a maior da companhia no país.
Tecnologia
Segundo Rafael Caldas, Líder da Amazon Logistics Brasil, a combinação de uma infraestrutura logística tecnológica associada a diversos parceiros de negócios locais tem sido fundamental para o crescimento da empresa no Brasil, reduzindo prazos e garantindo o aperfeiçoamento dos serviços de entrega.
É o caso da Azul Linhas Aéreas, que realiza os transportes aéreos para diversos destinos do país, da To do Green, que opera com uma frota de veículos elétricos realizando entregas sustentáveis, e da Favela Llog, empresa de logística especializada em distribuição de pacotes em 9 favelas do estado de São Paulo.
“A Amazon Logistics no Brasil está revolucionando o setor de entrega com sua utilização de tecnologias avançadas, incluindo inteligência artificial em todas as etapas da cadeia logística. Operando sete dias por semana, a empresa emprega soluções inteligentes que reduzem significativamente os prazos de entrega, ao mesmo tempo em que garantem segurança e bem-estar para todos os envolvidos no processo”, salienta Caldas.
Veja vídeo exclusivo com Rafael Caldas no LinkedIn da Logweb.
Expansão
Uma das novidades do plano de expansão é a ampliação do programa global DSP (Delivery Service Partner – Parceiro de Serviço de Entrega), responsável por grande parte das entregas de última milha da Amazon no Brasil e no mundo.
O programa desenvolve empreendedores que queiram criar suas próprias empresas de logística, realizando entregas de pacotes vendidos na Amazon. O programa já conta com 41 empreendedores brasileiros, responsáveis pela contração de mais de 3 mil motoristas pelo país.
Outra novidade é que há três meses, a empresa passou a operar no Amazonas, fazendo entregas para comunidades ribeirinhas de difícil acesso, utilizando lanchas.
Investimentos
Desde a chegada da Amazon ao Brasil, em 2011, foram investidos mais de R$ 33 milhões, considerando infraestrutura e remuneração das equipes corporativas, de operações logísticas e da AWS. São mais de 18 mil colaboradores diretos e indiretos no país.
Saiba mais sobre a Amazon no Portal Logweb: Amazon Brasil apresenta seu primeiro CD com operação conjunta de varejo e marketplace do país