Os alunos do Instituto PROA tiveram a oportunidade de conhecer a Amazon de perto em visitas aos Centros de Distribuição em Cajamar, São Paulo, no dia 21 de agosto, e em São João de Meriti, Rio de Janeiro, no dia 23 de agosto. Aproximadamente 40 estudantes participaram das visitas em cada unidade. Os encontros fazem parte de uma iniciativa colaborativa entre o Instituto PROA e a Amazon Brasil.
Durante a visita, os alunos tiveram a chance de entender o funcionamento interno da Amazon, explorar a operação de logística e participar de um bate-papo com colaboradores e o time de Recursos Humanos da empresa. Além disso, a programação incluiu discussões sobre as diversas oportunidades de carreira e emprego dentro da Amazon, oferecendo uma visão detalhada das possibilidades profissionais. Para encerrar a experiência, os alunos participaram de um almoço, proporcionando um ambiente descontraído para interação e networking.
“A visita dos nossos jovens à Amazon, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, foi uma experiência transformadora. Todos puderam se conectar a uma empresa moderna e inovadora e entender como funciona a área de logística e suas inúmeras possibilidades de carreira. Como parceira e financiadora, a Amazon tem sido fundamental na construção de um futuro promissor a centenas de jovens que vivem no entorno de suas operações. Estamos muito felizes em ter essa grande empresa de tecnologia ao nosso lado nessa jornada”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.
“O que eu mais gostei na visita à Amazon foi conhecer todo o processo logístico e o cuidado com o produto para que ele chegue rápido e perfeito na casa do cliente. Também adorei atenção que a empresa tem com os colaboradores, fazendo com que a harmonia esteja sempre presente no ambiente”, comenta a aluna do PROA em Cajamar, Júlia Oliveira.
Essa iniciativa é resultado da parceria do Instituto PROA com a Amazon que, nesse ano, lançou um projeto para capacitar 280 jovens de Cajamar e de São João de Meriti e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Com apoio financeiro da Amazon, o Instituto ofereceu a esse grupo um curso de três meses de forma on-line e sem custos. Após a conclusão do ciclo de aulas, os alunos são indicados para oportunidades de trabalho.
“Para a Amazon, o projeto é um importante passo para que a empresa continue avançando em sua missão de ser a melhor empregadora do mundo e continuar impactando positivamente as comunidades onde têm operações e seus funcionários residem. No Brasil, a Amazon atualmente emprega mais de 18 mil pessoas direta e indiretamente e já impulsionou mais de 165 mil empregos externos em setores como construção civil para funções em logística e outros serviços profissionais”, explica Dal’Magro.
“A Amazon vê com entusiasmo este apoio ao Instituto PROA, para ajudar a expandir o acesso ao currículo estudantil e garantir que mais jovens tenham acesso a um desenvolvimento profissional completo. Foi ótimo receber os jovens em nossos Centros de Distribuição da Amazon e vê-los explorar novas oportunidades”, acrescenta Juliana Sá, líder de Impacto Social da Amazon Brasil.
Sobre o curso profissionalizante do Instituto PROA, são quatro módulos distintos. O curso traz para o jovem diversas perspectivas de uma carreira profissional, com aulas que vão desde raciocínio lógico, até autoconhecimento, comunicação e construção do projeto profissional. As 100 horas de conteúdos são divididas em aulas on-line semanais, além de encontros remotos com tutores.
Além disso, os jovens podem optar por cursar um módulo extra com uma trilha técnica que mais se adeque ao caminho profissional que deseja seguir. São oito carreiras à escolha, com 50 horas de preparação para cada: Varejo, Administração, Logística, UX Design, Excel e Power BI, Promoção de Marcas, Educação Financeira, e Atendimento ao Cliente.
Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão oferecido pelo Instituto PROA e acesso ao PROA Jobs, uma plataforma exclusiva de vagas de emprego do próprio Instituto. Além disso, o PROA acompanha a vida profissional e a empregabilidade dos jovens por mais 3 anos.
Sobre o Instituto PROA
O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreira, planejamento profissional, autoconhecimento e comunicação. Desde então, já impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos: Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um Desenvolvedor Java Junior que acontece em São Paulo e Pernambuco. Já a Plataforma PROA atua nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia e Pará. Para mais informações, acesse: proa.org.br.