Após a criação de uma única companhia, resultado da combinação operacional de Lojas Americanas e B2W Digital, a Americanas S.A. reforça a integração de 100% da malha logística com o lançamento da “Americanas Entrega”, marca que passa a reunir 25 CDs, mais de 200 hubs e um portfólio completo de serviços de logística e distribuição.
A logística é um dos pilares da estratégia de multicanalidade da empresa, que registrou crescimento de 27% nas vendas em lojas físicas e20% no digital no primeiro trimestre de 2022.
Com estoques unificados, malha integrada, base única de lojas atuando como hubs de distribuição e o uso de inteligência artificial no processo de entrega, a Americanas S.A. evoluiu para o patamar de 35% de entregas em até 3h (vs 14,3% no 1T21) e cerca de 60% do volume em 24h. Na estratégia para entregar a melhor experiência de consumo, estão programadas a abertura de dois novos CDs – nos estados do Pará e da Bahia –, o plano de aceleração de dark stores e a expansão de 50 microbases em favelas fora do eixo Rio-São Paulo até 2023.
Entre março de 2021 e março deste ano, a Americanas S.A. totalizou mais de 431 milhões de transações em suas plataformas. Dentre os fatores que contribuíram para este forte resultado estão o sortimento diversificado de 136 milhões de itens, mais de 132 mil parceiros conectados na plataforma de marketplace (sellers), uma base ativa de 52 milhões de clientes ativos e a presença física em todo o Brasil, com mais de 3.500 lojas e franquias.
“Para conectar todas essas pontas, a Americanas S.A. conta com uma gama de serviços e tecnologias, inteligência de dados e expertise logística para entregar tudo o que o cliente precisa, a toda hora e em qualquer lugar”, explica Welington Souza, diretor da plataforma de logística da Americanas S.A. No portfólio de produtos da “Americanas Entrega”, a nova marca da logística da companhia, estão diferentes serviços para clientes, empresas e sellers com foco na redução de prazos e custos de entrega. São eles:
– Americanas Entrega Padrão: solução de frete para sellers e marcas do ecossistema que facilita a gestão e a entrega dos produtos ao cliente final;
– Americanas Entrega Full: solução completa de logística oferecida aos sellers e marcas do ecossistema, incluindo o serviço de armazenagem de produtos de alto giro – garante um menor tempo de entrega aos clientes –, gestão do estoque com sinalização de reposição e frete da entrega aos clientes;
– Americanas Entrega na Loja: solução em que o cliente pode retirar suas compras em uma das lojas próprias da Americanas ou de parceiros cadastrados;
– Americanas Entrega na Agência: pontos de multisserviços que permitem a coleta de pedidos de sellers, retirada de pedidos e devolução de pedidos pelos clientes.
– Americanas Entrega Flash: solução de entrega mais rápida da Americanas S.A., que utiliza a loja física (própria e de parceiros) como estoque para entregar maior conveniência aos clientes. Já são mais de 900 cidades que utilizam serviço ship from store.
– Americanas Entrega no Locker: lockers (armários inteligentes) que permitem a retirada de pedidos no local e no horário agendado, sem interação humana. A Americanas S.A. conta com mais de 200 lockers instalados em postos de gasolina, farmácias, shoppings e estações de metrô em diversos estados;
– Americanas Entrega Direct: serviço B2B e sob medida, com soluções customizadas para cada modelo de negócio é baixo custo, utilizando toda a malha logística já existente.
Logística 4.0
Com a mudança nos hábitos de consumo, os novos perfis de cliente buscam mais conveniência e entrega ainda mais rápida – em horas ou até minutos. Como multiplataforma de inovação tecnológica, a Americanas S.A. conseguiu, de forma ágil, direcionar esforços e investimentos para o desenvolvimento de soluções que otimizam fluxos e processos, como inteligência artificial, análise de dados e reconhecimento facial na operação. Algumas dessas soluções já foram implementadas em lojas físicas nas capitais do Rio de Janeiro e Minas Gerais para o recálculo de rotas e a redução do tempo de entrega no fluxo O2O (online to offline).
O resultado foi a redução para menos de 1% da taxa de tolerância de erro na entrega ao cliente, garantindo um processo muito mais assertivo.
Nesta nova fase do consumo, Souza destaca ainda o uso de novas tecnologias e formatos para a otimização do processo logístico. “Sem barreiras entre nossas plataformas física e de e-commerce, utilizamos inteligência de dados e aceleramos o uso de dark stores para a alocação de itens que antes eram encontrados apenas no online, proporcionando uma entrega mais rápida e mais barata”, comenta o executivo.
Novos CDs
Para expandir ainda mais a sua malha logística, a companhia irá inaugurar, no segundo semestre deste ano, dois CDs: um no estado do Pará e outro na Bahia. Com as novas estruturas, a Americanas S.A. somará mais de 1 milhão de metros quadrados de área de armazenagem próprias em todo o Brasil.
Os novos CDs terão capacidade para atender mais de 300 lojas nas regiões norte e nordeste do País, impulsionando também as iniciativas O2O. De olho no crescimento de forma sustentável, a Americanas S.A. anuncia o seu primeiro CD ecoeficiente, na capital paraense.
A instalação contribui para o plano de descarbonização da companhia, que tem a meta de neutralizar suas emissões de CO2 até 2025. Entre os importantes resultados que contribuem para o atingimento da meta está a marca de 4,6 milhões de entregas ecoeficientes – realizadas por meio de modais de baixo carbono da frota ecoeficiente (343 veículos eletrificados, entre utilitários, tuk-tuks e bikes, além de caminhões movidos a biometano e gás natural), evitando a emissão de mais de 370 toneladas de CO2 equivalente.
Expansão de entregas em favelas Na esteira das ações que contribuem para o avanço da estratégia ESG, a Americanas S.A. anuncia a expansão do Americanas na Favela. O programa, que inclui as favelas no mapa do e-commerce, levando também capacitação e geração de renda, vai ampliar seu alcance para mais de 50 microbases em comunidades até 2023. A iniciativa, lançada em abril de 2021, já entregou mais de 615 mil pacotes em sete comunidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, em parceria com o G10 Favelas e a startup de logística Favela Brasil Express.