André Turquetto, diretor-geral da Veloe, é o novo presidente da Abepam

André Turquetto, diretor-geral da Veloe, assume a presidência da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam), a partir desta quinta-feira (30/11), após a última Assembleia Geral Extraordinária da associação, em um rodízio periódico da direção da instituição. Fundada em 2021, a Abepam representa 100% das empresas de pagamento automático para mobilidade no Brasil, incluindo ConectCar, Greenpass, Move Mais, Sem Parar e Veloe.

Ao acumular a responsabilidade de liderar a Abepam, André Turquetto sucede a Carlos Gazaffi, presidente do Sem Parar, que permanece na associação como vice-presidente. Integram também como vice-presidentes da entidade os executivos Newton Ferrer (diretor de Negócios e Produtos da ConectCar), Diego Ros Quinto (diretor financeiro da Move Mais) e Carlo Gonçalves (diretor de operações da Greenpass).

André Turquetto afirma que a associação seguirá contribuindo ativamente para o desenvolvimento do setor e na implementação de soluções inovadoras em mobilidade e infraestrutura no Brasil, tendo em vista que é função da Abepam tornar o modelo de cobrança automática o mais atrativo, promovendo a eficiência, interoperabilidade e a conveniência para os usuários. “Para os próximos dois anos, buscaremos manter o protagonismo da Abepam na evolução da experiência de pagamento automático de mobilidade, na disseminação do uso de tags como solução de pagamento, além de continuar colaborando com a criação de regras e documentos que influenciam positivamente em importantes discussões em curso, como o regimento para a implementação do sistema de livre passagem, que ficou conhecido como free flow”, afirma o novo presidente eleito.

“Nesse último biênio, a Abepam obteve importantes conquistas para o setor de mobilidade e contribuímos de forma ativa com a elaboração de materiais e estudos fundamentais para a construção das atuais políticas públicas. Consolidamos nossa presença e agora seguimos firmes para esse novo período”, afirma Carlos Gazaffi.

Atualmente, são 12 milhões de tags de pagamento automático em operação no país, que são aceitas em mais de 10 mil estabelecimentos comerciais, como estacionamentos, drive-thrus e postos de combustíveis, além de 100% dos pedágios rodoviários.

André Turquetto lidera a Veloe há três anos e possui mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, meios de pagamento e de consumo, com passagens pelo Nacional Unibanco, Citibank, BankBoston, Itaú, BlackRock, CVC e Alelo. É graduado em Economia pela Unicamp, possui MBA em Gestão pela Universidade de Toronto, e formação no Programa Avançado para CEOs, Conselheiros e Presidentes, da Saint Paul.