A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) realiza, nesta quarta-feira (28/10), o workshop “Portos: Perspectivas e Melhoria dos Acessos”, das 14h às 17h, na sede da entidade. O objetivo do encontro é discutir temas relativos ao setor portuário, bem como medidas para melhoria dos acessos aos portos brasileiros.
Em 2013, foi aprovada a nova Lei dos Portos, a qual eliminou barreiras para o funcionamento dos terminais privados e determinou a realização de licitações por menor tarifa nos portos públicos – que não deslancharam em razão, principalmente, dos entraves com o Tribunal de Contas (TCU). Adicionalmente, o acesso aos portos é um dos principais gargalos logísticos do país, o que contribui para a perda de competitividade dos nossos produtos.
A via marítima representa mais de 80% do fluxo de comércio em dólares e cerca de 95% das toneladas exportadas. O Porto de Santos, por exemplo, bateu mais um recorde mensal, o quinto do ano, atingindo em setembro último uma movimentação de 11,3 milhões de toneladas de cargas, elevando o acumulado do ano para um volume de 88,6 milhões de toneladas.
Estarão presentes no encontro Mário Povia, diretor-deral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ); Antonio Passaro, diretor-presidente do Brasil Terminal Portuário, Angelino Caputo, diretor-presidente do Porto de Santos; Paulo Villa, diretor-executivo da Associação de Usuários dos Portos da Bahia (USUPORT) e Caio Mário da Silva Pereira Neto, Sócio na PNM Advogados. O evento será mediado por Pedro Moreira – Diretor Titular Adjunto, departamento de infraestrutura da Fiesp (Deinfra).
Para ter acesso à programação completa (sujeita a alteração): http://www.fiesp.com.br/
ATENÇÃO IMPRENSA: O evento será aberto, mas profissionais interessados na cobertura, devem enviar credenciamento para [email protected] até terça-feira (27/10), às 18h.
SERVIÇO:
Workshop “Portos: Perspectivas e Melhoria dos Acessos”,
Data: 28/10
Horário: 14h às 17h
Local: Av. Paulista, 1313 – 4º andar
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.