A ID Logistics, multinacional de logística, presente em 17 países e com forte atuação no e-commerce e no varejo, registra crescimento desde o início dos volumes operados nos centros de distribuição. O movimento do “esquenta” Black Friday, realizado pelos sites de e-commerce, reflete diretamente na atividade logística, que já registrou alta progressiva de 10% de alta no número de pedidos desde o início do mês.
«O e-commerce tem buscado diluir os volumes durante os dias que antecedem a data, antecipando ofertas para garantir um nível de atendimento dentro do esperado pelos consumidores. Já podemos perceber um aquecimento das vendas no início do mês e que deve se intensificar na semana que antecede a data», afirma Gilberto Lima, Diretor de Operações da ID Logistics.
A mudança do consumidor para as plataformas online com a expectativa de receber rapidamente a sua compra, com comodidade e garantia, encurtou os tempos dos processos logísticos. Antes, o corte do pedido era checado duas a três vezes ao dia. Agora precisa ser de hora em hora, porque o comércio eletrônico está entregando cada vez mais rápido e, às vezes, no próprio dia da compra.
Em alguns casos, o transporte é direto para a casa do consumidor, via motoboy, e o pedido tem que ser preparado com a embalagem final e a nota fiscal. Para tudo dar certo, é necessário investimento no treinamento dos colaboradores e em equipamentos.
A preparação para a data prevê um plano de acordo com a expectativa do cliente. Há investimentos no treinamento das equipes, inclusive as contratadas especialmente para a data, e em equipamentos para otimizar o trabalho, além de aperfeiçoamento e novas soluções sistêmicas desenvolvidas ao longo dos últimos meses que teremos o impacto agora, como, por exemplo, a substituição da NF-e (DANFE) impressa por uma simples etiqueta que contém todas as informações do pedido e dados da Nota Fiscal. Também são estipulados novos turnos de trabalho, além do acréscimo de colaboradores previamente contratados e treinados, caso o resultado seja acima das estimativas.