Ao completar 20 anos no país, Iveco investe em novos produtos e no fortalecimento da rede

Prestes a completar 20 anos no país, a Iveco (Fone: 0800 702.3443) está investindo em um “movimento pela excelência”, com novos produtos, fortalecimento da rede e do pós-venda e aportes contínuos no complexo de Sete Lagoas, MG. “A ideia é aprimorar o que já temos de bom e reforçar pontos-chaves dessa engrenagem”, afirma Marco Borba, vice-presidente para a América Latina.
As bases para essa iniciativa ganharam força em 2014, com o início do investimento de R$ 650 milhões, que serão aplicados até o final do ano em localização de componentes, no aperfeiçoamento contínuo dos processos industriais e em pesquisas, entre outros setores. Um bom exemplo disso é o Campo de Provas da marca, inaugurado em 2015, onde cerca de 450 veículos enfrentaram testes de resistência e durabilidade.

Agora, o objetivo é contar com um portfólio que priorize a produtividade, sem deixar de lado a alta tecnologia. “É fundamental tornar os modelos ferramentas que atendam aos anseios e às necessidades do cliente”, destaca Ricardo Barion, diretor de marketing para a América Latina.

Pensando nisso, o portfólio 2016/2017 apresenta novidades. Na família Daily, a versão 40S14 tem como objetivo atender os clientes em regiões fora das zonas de restrição e, até mesmo, em cidades que restringem a circulação de veículos acima de quatro toneladas. Já a linha Tector passa a contar com novas opções. O 170E21 tem como principal novidade o motor de quatro cilindros, que oferece mais torque e agilidade nas operações urbanas, segundo a empresa. A versão 240E30 6X2 conta com o novo motor de seis cilindros e 300 cv de potência. O Tector 310E30 8X2 possui o quarto eixo direcional e capacidade de carga de seis toneladas. Nos pesados, o Stralis 440 e os Hi-Ways 440 e 480 receberam adequações no powertrain.

Dando sequência ao desenvolvimento de modelos customizados, a Iveco apresenta os primeiros caminhões do programa de veículos especiais. São eles o Tector Coleta 170E28, voltado para o trabalho de coleta de resíduos sólidos, que tem como diferenciais de fábrica tração 6×2 com eixo “Pusher” e entre-eixos específico, e o Tector Construção 260E30, utilizado na construção civil, que recebeu equipamento com tomada de força (REPTO), pneus de uso misto e reservatório de ar adicional para pressurização da água da betoneira, entre outros itens.

Com relação à rede de atendimento, a montadora inaugurou, recentemente, duas novas concessionárias, a Autoviva, em Vitória, ES, e a Socel, em Natal, RN. Atualmente, são 79 revendas distribuídas pelo Brasil. Pensando no incremento da capacitação da equipe, a Iveco realizou em 2015 treinamentos nas áreas comerciais e técnicas que totalizaram 3.362 horas.

Destaque para o programa de revisão com preço fixo, lançado para facilitar o planejamento do cliente e reduzir o custo da manutenção. A nova estratégia consiste em oferecer aos motoristas que possuem veículos Daily, Tector e Stralis, uma tabela de preços para as revisões de 10 a 120 mil quilômetros. O grande diferencial está no valor, em média 10% menor do que o encontrado no mercado.

Outra novidade é o lançamento de uma linha de componentes para veículos fora da garantia. A nova gama, conhecida como “Nex Pro”, é composta por peças originais homologadas pelos engenheiros da montadora, com a vantagem de ter preços praticados no mercado alternativo. “Para marcar esse momento, a Iveco anuncia uma nova identidade e um novo posicionamento no mercado, como resultado de uma pesquisa com mais de 500 pessoas, caminhoneiros, frotistas, público interno e concessionários”, completa Borba.

O vice-presidente fez questão de ressaltar que a empresa está com o pé no acelerador, ou seja, seguindo o planejado, sem quaisquer alterações em virtude da atual situação econômica. “Claro que estamos preocupados, não vivemos o patamar adequado para o mercado brasileiro, mas o setor vai voltar a crescer, e estaremos preparados para o momento da retomada”, diz.

Posicionamento
“Iveco: carregada de potência”. Com o novo slogan, a montadora pretende traduzir seus dois principais atributos: força e potência. Barion explica que a palavra “carregada” reflete sua capacidade de resposta ao mercado e abrange todas as frentes de atuação da marca, além de ser “carregada” de soluções, de talentos e de dedicação. “Já o termo ‘potência’ manifesta a força e o empenho em estar sempre à frente e na busca pela competitividade”, complementa.

De acordo com o diretor de marketing, em momentos desafiadores como o que o país vive, é necessário se reinventar. “O segmento de veículos comerciais no Brasil é muito amplo e apresenta uma enorme possibilidade de crescimento, o que exigiu uma abordagem à altura da marca. O objetivo é melhorar ainda mais o que já temos de bom e reforçar pontos-chaves para continuar fazendo da Iveco uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do país”, salienta.