APAS promove encontros sobre os desafios da cadeia de abastecimento

A APAS – Associação Paulista de Supermercados – uniu supermercadistas em iniciativa com o objetivo de atuar proativamente acerca de itens que estão diretamente relacionados à cadeia de abastecimento das famílias paulistas. Os processos deste abastecimento passam desde a produção rural e de matéria-prima, indústria, transporte logístico e distribuição, até chegar aos supermercados e, finalmente, aos consumidores.

Denominada APAS Cidadã, a iniciativa desenvolverá uma série de ações de maneira a dialogar e influenciar a respeito de fatores como redução da carga tributária, incentivos fiscais, desenvolvimento urbano, mobilidade urbana, projetos públicos e socioambientais e desburocratização de processos.

Uma das ações do APAS Cidadã é a inserção de empresários e executivos do setor no debate eleitoral para a prefeitura de São Paulo e das demais cidades onde a APAS possui sedes regionais. O objetivo é apresentar os principais desafios da cadeia de abastecimento aos pré-candidatos e, em contrapartida, ouvir o que estes têm como propostas.

Com início em julho na capital paulista, esta série de ações integrantes da iniciativa APAS Cidadã se estenderá em agosto e setembro para as demais 13 cidades distribuídas em todo o Estado em que a APAS possui regionais, como Campinas, Santos, São José dos Campos, Bauru e Sorocaba, promovendo encontros entre os empresários locais e os candidatos à prefeitura desses municípios ou cidades vizinhas.

Andrea Matarazzo participa de primeiro encontro

O primeiro encontro desta série do APAS Cidadã ocorreu na manhã de 15 de julho, na sede da APAS, quando o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSD, Andrea Matarazzo, teve a oportunidade de expor suas propostas de governo aos empresários do setor supermercadista e aos diretores da APAS.

Na ocasião, Matarazzo foi recebido pelo presidente da APAS, Pedro Celso Gonçalves, que reforçou o encontro como exercício da cidadania, citando os números que destacam a importância do setor para a economia: somente no Estado de São Paulo, o segmento supermercadista emprega mais de 512 mil pessoas, representa aproximadamente 1,9% do PIB brasileiro e possui faturamento anual de 92 bilhões de reais.

Durante o diálogo, o pré-candidato ressaltou a significância do empresariado supermercadista. “O setor é de extrema importância, tanto pela quantidade de pessoas que emprega, quanto pelo faturamento. Os problemas que os associados enfrentam são assuntos de grande relevância para a atividade empresarial da cidade”, comentou o candidato.

Matarazzo falou também sobre alguns dos principais problemas do município, como falta de segurança, dificuldade de transporte, pouca infraestrutura dos bairros periféricos, e sobre suas principais propostas de soluções.

Com relação aos desafios específicos do setor supermercadista expostos durante o diálogo, o pré-candidato ressaltou o encontro como fonte de dados e informações sobre os problemas que os supermercadistas sofrem na cidade. “As questões não são poucas, tais como licenciamentos, burocracia, atualizações de algumas legislações, ou seja, assuntos do dia a dia de uma atividade empresarial importante para São Paulo”, disse. “A APAS é uma entidade poderosa e que pode contribuir com sugestões importantes para a cidade, contem comigo”, finalizou Matarazzo.

O próximo encontro do APAS Cidadã será entre os supermercadistas paulistanos e o pré-candidato pelo PRB, Celso Russomano. Também já estão confirmadas edições com os pré-candidatos Marta Suplicy (PMDB), João Doria (PSDB) e Fernando Haddad (PT).