Após a Iveco Bus apresentar para a imprensa o Daily Elevittá, veículo com um sistema de acessibilidade único no mercado, chegou a hora de representantes do setor de transporte de passageiros de todo o Brasil conhecerem a novidade. O modelo será exposto durante o Seminário Nacional NTU 2016, realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, entre os dias 23 e 24 de agosto, em Brasília (DF). O evento marca o lançamento do aplicativo Frota+, desenvolvido pela montadora para aprimorar a gestão das frotas de operadores do segmento.
Para Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus para a América Latina, o encontro é uma ótima oportunidade para a marca estar perto dos clientes e prospectar novos negócios. “Além do contato próximo com nossos parceiros, mostraremos ao mercado as soluções que a Iveco Bus tem em seu portfólio para o transporte de passageiros.”
Destaque ainda para o Frota+, aplicativo que facilita o controle da frota de veículos e, com isso, aumenta a rentabilidade da operação. “A Iveco Bus se preocupa também em oferecer soluções que auxiliem o cliente no dia a dia. Desenvolvemos uma ferramenta que permite ao empresário controlar o custo operacional, as manutenções dos ônibus e a gestão da frota, com agilidade e precisão”, destaca Daniel Moreira, coordenador de pós-venda da Iveco Bus. O aplicativo está disponível para o download na loja Google Play.
O evento conta com palestras e workshops sobre transporte público, tecnologia, gestão de frotas, dentre outros temas. A programação completa está nesse link.
Frota+
Praticidade, mobilidade e controle é o que o aplicativo oferece ao operador do segmento do transporte de passageiros. Em alguns cliques, o Frota+ reúne uma série de vantagens que ajudam o frotista a controlar os custos operacionais da empresa. No quesito manutenção, seja preventiva ou corretiva, a ferramenta monitora o consumo de combustível e os quilômetros rodados com o veículo. Já na gestão de recursos, os gráficos detalhados sobre faturamento e comparativos facilitam a organização financeira. O Frota+ proporciona versatilidade e eficácia para o empresário, seja no controle dos dados de um ônibus Iveco Bus ou de outra montadora.
Daily Ellevittá
Desenvolvido e fabricado no complexo industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), sob a plataforma do consagrado Iveco Daily 50C17, o modelo foi projetado para oferecer ao passageiro com mobilidade reduzida as mesmas condições que os outros ocupantes desfrutam a bordo do veículo.
Conforto, segurança e acessibilidade foram as bases do projeto que culminou no nascimento do Daily Elevittá. O dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido especialmente para a linha Daily pela empresa Elevittá, posiciona a poltrona do lado de fora do veículo, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento.
O Daily Elevittá é a primeira van do Brasil a contemplar 18 lugares com até três cadeirantes, mais o motorista. Se o bem-estar dos ocupantes está garantido no modelo, o transportador também acumula benefícios ao adquirir o Daily Elevittá.
Potente e econômico, o motor F1C da FPT Industrial foi escolhido para equipar o Daily Elevittá. Presente em toda a linha Daily, além dos micro-ônibus baseados no chassi 70C17, o propulsor 3.0 16V tem quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção eletrônica do tipo Common Rail e desenvolve 170 cv de potência máxima a 3.500 rpm e está disponível com duas variações de torque máximo: 400 Nm a 1.250 rpm e 450 Nm a 1.400 rpm, este último nos micro-ônibus.
A motorização conta ainda com a tecnologia EGR, que reduz a emissão de NOx (Óxidos de Nitrogênio) por meio da recirculação de gases de escape e que dispensa o uso do agente Arla 32 no catalisador. O F1C garante a melhor performance do veículo aliada aos menores custos de manutenção e ao baixo consumo de combustível, tornando-se ideal para aplicações urbanas e intermunicipais.
Com alto padrão de acabamento, os veículos possuem itens de série como ar-condicionado duplo para motorista e passageiros, computador de bordo, piloto automático, ABS (sistema antibloqueio de freios) + EBD (distribuição eletrônica de frenagem); CD player/MP3 com alto-falantes, airbag duplo frontal, trio elétrico e teto alto.
Leis de acessibilidade do transporte de passageiros, para a categoria M2 (veículos para o transporte de passageiros com mais de oito lugares, além do condutor, com Peso Bruto Total inferior ou igual a cinco toneladas), seja escolar, urbano ou fretamento, sinalizam que até 2018, todos os veículos que realizam o transporte público de passageiros deverão proporcionar acesso a pessoas com mobilidade reduzida (cadeirantes, obesos, idosos, entre outros).