A Bunge – líder mundial em abastecimento, processamento e fornecimento de produtos e ingredientes de grãos e sementes oleaginosas – lançou o Vector, uma solução tecnológica que permite o agendamento de fretes via aplicativo de celular. A ferramenta reúne informações sobre cargas da Bunge disponíveis para movimentação: locais de retirada e destino, janela de tempo para retirada e entrega, bem como o valor por tonelada. Motoristas cadastrados no aplicativo podem selecionar um frete e agendar o carregamento em poucos segundos, sem a necessidade de comparecimento presencial a uma das filiais da companhia para retirar a ordem de carregamento, que passa a ser digital e confirmada no momento da escolha pelo caminhoneiro.
Por estar integrado ao sistema operacional da Bunge, um dos principais diferenciais da ferramenta é permitir não só o agendamento, como também a confirmação automática, garantindo a carga ao motorista. Como elimina uma etapa presencial do processo, a ferramenta também diminui a exposição dos profissionais a situações onde é necessário o contato físico – o momento das negociações de fretes e prazos.
A proposta do Vector é otimizar o tempo dos parceiros de transporte da Bunge, permitindo que fiquem menos tempo ociosos e mais tempo carregados, na estrada. A operação logística da companhia conta com 320 mil caminhoneiros parceiros em sua base e movimenta mais de 25 milhões de toneladas de grãos por ano. O volume em frete para o transporte das commodities gira em torno de R$ 3,5 bilhões. “As dimensões da operação da Bunge fazem com que o Vector já nasça gigante”, afirma o diretor de Logística da empresa, Makoto Yokoo. O executivo projeta que cerca de 50 mil motoristas estejam utilizando a plataforma até o final do primeiro ano de funcionamento do aplicativo.
Em implantação gradual desde janeiro de 2020, o Vector já soma mais de 23 mil downloads e 18 mil cadastros efetivos. O aplicativo já é responsável pela movimentação de cerca de 45% do total de cargas movimentadas pela Bunge pelo modal rodoviário. A ferramenta está disponível para download em todo o Brasil, com versões para os sistemas operacionais Android e iOS.
O cadastro para uso do Vector é simples e totalmente digital, basta tirar uma foto da CNH e uma selfie que o sistema completa as informações automaticamente. A partir daí, o profissional já pode visualizar os fretes, selecionar e agendar o carregamento, além de obter o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), documento necessário para a movimentação de cargas.
“Entendemos o Vector como uma inovação na gestão do nosso negócio, pois a tecnologia otimiza processos da Bunge, nos dando a oportunidade de envolver funcionários que hoje se dedicam muito a tarefas operacionais em funções mais analíticas. O Vector permite que tanto a Bunge quanto os caminhoneiros façam melhor uso do seu tempo. Neste cenário de pandemia, a ferramenta também é uma grande aliada do motorista por diminuir a exposição dos profissionais a situações presenciais. Já estamos observando aumento no número de usuários ativos desde as duas últimas semanas de março. Hoje, cerca de 35% do total de motoristas que baixaram o aplicativo são usuários ativos da ferramenta frente a 20% no início de março”, completa Makoto.