A Apolo Tecnologia em Polímeros, empresa especializada na produção de peças poliméricas e de alta tecnologia e que recentemente inaugurou uma nova fábrica em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, desenvolveu um veículo autônomo guiado a laser para movimentação de matérias-primas e peças no interior da linha de produção.
Concebido em parceria com a área de Engenharia de Logística da Marcopolo, o veículo levou 18 meses para ficar pronto e opera há dois meses nas movimentações internas de materiais, proporcionando ganhos de tempo e redução de custos logísticos internos.
“O Veículo Guiado a Laser não tripulado contribui para o aumento da produtividade e para a diminuição de acidentes de trabalho. É uma solução ideal para ambientes de atividades intensivas, que funcionam de 24 horas por dia e que requerem complexos fluxos de produção”, comenta André de Castilhos, Business Head da Apolo Tecnologia em Polímeros.
Na planta da Apolo, o equipamento faz o transporte interno entre a linha de injetoras com a pré-montagem de componentes, linha de montagem com armazém central e entre pré-montagem e armazém central, com paradas programadas em cada área e/ou por direcionamento direto para local determinado.
A adoção de Sistemas Inteligentes de Transporte completamente automáticos e flexíveis que não requerem intervenção humana é crescente na indústria pelos benefícios e vantagens que proporcionam. Na busca pela inovação e por tecnologias mais limpas, a Apolo Tecnologia em Polímeros investiu para desenvolver um equipamento que otimizasse a automação de seus processos de produção para aumentar a qualidade e a produtividade.
O veículo autônomo consegue se deslocar com pouca ou nenhuma interferência humana. Para isso, utiliza combinação de tecnologias, como sensores, câmeras internas e externas, GPS, aprendizado de máquina, inteligência artificial, entre outras, para perceber o ambiente e controlar suas ações. O equipamento segue rotas determinadas mediante um sistema guiado a laser que funciona por intermédio da emissão de um sinal de laser, que reflete nos defletores colocados em pontos próximos ao percurso e é lido pelo veículo. A diferença de tempo entre a emissão do laser e a captura do feixe de reflexão é calculada mediante um processador montado no veículo, o que lhe permite saber a cada momento a distância em que se encontram três pontos de controle para deduzir sua posição. Com essa informação, o veículo realiza, por si mesmo, as correções necessárias para seguir a trajetória definida.
Benefícios dos veículos guiados automatizados
– Silencioso
– Elétrico
– Flexibilidade e grande escalabilidade
– Projeto leve e econômico: economia de energia
– Precisão e velocidade nos movimentos
– Alto nível de segurança – Aumento do desempenho e da eficiência da planta.