App desenvolvido pela Dusspy Tecnologia usa IoT para monitorar e controlar veículos pelo smartphone ou o tablet

Se antes era necessária uma série de aparatos para gerir uma equipe ou frota, hoje basta um aplicativo para fazer o monitoramento e, ainda, controlar veículos, máquinas e equipamentos.

O app Gtrace GO IoT – desenvolvido pela Dusspy Tecnologia – transforma o smartphone ou o tablet em um rastreador com comunicador e usa Internet das Coisas (IoT) para gerar informações em tempo real para a gestão acertada. “A solução potencializa resultados e gera economia na logística e no agronegócio”, diz Ruberley Silva, CEO da empresa.

Ele lembra que o Gtrace GO IoT apresenta os recursos de maneira integrada e modular para fazer os veículos mais conectados e inteligentes. E, para transmissão dos dados, pode utilizar a rede de telefonia móvel na rede local (intranet) da própria empresa sem a necessidade de intervenção de terceiros.

A plataforma mostra pessoas, equipes, frotas, cargas e pets em mapa global interativo, assim como informações reais do computador de bordo dos veículos – através da interface OBD (On-Board Diagnostic) – e a análise comportamental e de dirigibilidade do condutor – com o acompanhamento de aceleração, frenagem e curvas bruscas.

Para o motorista, o rotograma falado funciona como um grande aliado ao alertar sobre regiões de risco, melhores caminhos e excesso de velocidade, enquanto o comando por voz e o botão de pânico garantem uma comunicação rápida e segura. O Gtrace GO IoT também faz leitura de QR Code e código de barras, registro da coleta ou entrega no smartphone e a assinatura para comprovação da remessa diretamente na tela, simplificando todo o processo.

 

Vantagens

Silva faz questão de destacar que o Gtrace GO IoT é um aplicativo que transforma qualquer smartphone ou tablet com Android em um superdispositivo que permite, por exemplo, substituir qualquer rastreador, mas indo muito além disso, oferecendo recursos avançados como localização (GPS, A-GPS e CellId/Wi-Fi), comunicação via mensagens de texto livre e macros customizáveis, reprodução em áudio das mensagens de texto, leitura de códigos de barra e QR-Codes, controle de máquinas, equipamentos e veículos sem fio via Bluetooth, comunicação como computador de bordo dos veículos (OBD), envio de mídias georefenciadas (assinaturas, fotos, áudios e vídeos), rotograma falado (alertas por voz em áreas pré-determinadas), alertas sonoros instantâneos no caso de infrações, atuando como uma solução preditiva e educativa, etc.

Ou seja, ainda segundo o CEO da Dusspy, “o Gtrace GO IoT é uma solução única, pois nenhuma outra empresa do mercado nacional ou internacional disponibiliza tantas funcionalidades em um único aplicativo, por isso o chamamos de superaplicativo. O principal diferencial do nosso superaplicativo esta na possibilidade de se enviar e receber as informações sem fio (via bluetooth) para periféricos diversos, o que permite sua utilização para finalidades diversas, em especial parar controlar veículos, máquinas e equipamentos, em objetos inteligentes e conectados (IoT)”.

 

Agronegócio

Caso haja falha nas redes de internet, as informações são enviadas e recebidas via SMS e localização via satélite. No campo, onde os sinais de rede são inconstantes, a solução é de grande valia para mapear lavouras em áreas sem cobertura, gerenciar operações, controlar o plantio e a aplicação de agrotóxicos – ao registrar o caminho realizado pelo veículo –, fazer o controle de pragas e doenças pelo registro de fotos, áudios e vídeos georreferenciados e, por fim, auxiliar no transporte até o destino.

O Gtrace GO IoT tem interface intuitiva e similar aos apps de mensagens instantâneas, e está disponível para smartphones e tablets com Android a partir da versão 2.1 (Eclair), o que permite que seja instalado em dispositivos usados ou de baixo custo.

 

Perspectivas

Silva finaliza dizendo que tiveram uma ótima aceitação do mercado, principalmente para as áreas de logística de transportes e agricultura, “que necessitam, além da localização das pessoas, veículos e maquinários, da informação do trabalho específico que está sendo realizado em determinado momento e do controle específico através de imagens, áudios e vídeos, para garantir a qualidade e segurança dos serviços prestados, além do aumento de produtividade. Atualmente, o superaplicativo está sendo utilizado por uma das maiores exportadoras de fruta do Brasil, empresas de transmissão de energia elétrica, além de empresas de transporte de cargas em geral”.