A Asia Shipping acaba de comemorar 25 anos com uma meta ousada: ampliar 10% no volume de cargas transportadas na importação e 15% na exportação. Considerada a maior integradora de cargas da América Latina, a multinacional brasileira, que atua na gestão de processos logísticos de mercadorias, utilizando os modais aéreo, marítimo e rodoviário, espera fechar o ano com um crescimento acima de 10%. Atualmente, as principais cargas transportadas pela empresa são: eletrônicos, farmacêutico e automotivo .
Para crescer no ritmo desejado e se consolidar como a principal consultoria preditiva do setor, a Asia Shipping quer ampliar ainda mais sua participação nos segmentos automotivo e farmacêutico. Em fevereiro, a empresa transportou pelo modal aéreo 2 milhões de vacinas contra a Covid-19 da China para o Chile, considerando todas as especificidades e exigências para garantir um deslocamento seguro, em temperatura adequada de refrigeração. Na área automotiva, a Asia Shipping se destaca pela agilidade na negociação de contêineres e espaços nos navios, mesmo em períodos de “apagão logístico”, como aconteceu no ano passado em função da pandemia.
Um dos principais clientes do setor automotivo é a CAOA CHERY. Apesar do cenário desafiador, a montadora atravessou a turbulência e encerrou 2020 com crescimento de 35% de participação no mercado, ou seja, 1,03% de market share contra os 0,76% no ano anterior. Com 20.089 veículos comercializados, a marca se consolidou ainda na 11ª colocação no ranking das montadoras nacionais, superando, em apenas três anos de história, empresas que atuam há décadas no mercado brasileiro. Um dos fatores que contribuíram para o resultado foi o processo logístico desenvolvido pela Asia Shipping para garantir a entrega de produtos da CAOA CHERY dentro do prazo.
A aproximação das empresas começou em 2019, quando a montadora buscava um parceiro estratégico para trazer da China componentes que seriam utilizados na fábrica de Anápolis (GO).”Precisávamos de um parceiro que tivesse grande experiência no transporte de carga internacional e que, ao mesmo tempo, fosse ágil suficiente para atender a nossa crescente demanda. Às vezes, a aceitação do produto é maior do que planejamos e não podemos frustrar a expectativa do consumidor”, afirma Mauro Luis Correia, CEO do Grupo CAOA, que também comemora a marca de 50 mil veículos produzidos no Brasil desde o fim de 2017, quando houve o acordo entre a chinesa Chery e o Grupo CAOA
No ano passado, a Asia Shipping transportou cerca de 5.000 contêineres para a CAOA CHERY, volume que deve crescer 20% em 2021. Segundo o CEO da Asia Shipping, Alexandre Pimenta, o conhecimento do mercado chinês, associado às novas tecnologias digitais implementadas pela empresa para agilizar os processos logísticos, foi determinante para desenvolver uma estratégia bem-sucedida para a fabricante que lançou dois modelos em plena pandemia: o sedan Arrizo 6 e o SUV Tiggo 8, que chegaram às concessionárias em julho e agosto, respectivamente. “Neste momento em que a Asia Shipping comemora 25 anos, ficamos lisonjeados em saber que contribuímos, de certa forma, para o crescimento do nosso cliente em um cenário atípico como foi 2020”, destaca.
Além dos fornecedores nacionais, o CEO do Grupo CAOA lembra que a indústria automotiva conta com a importação de peças. “Se não houvesse um processo logístico eficiente, não conseguiríamos lançar novas marcas no mercado brasileiro, nem mesmo manter a produção para atender as demandas locais. É importante trabalhar com uma empresa que se dedique à resolução de problemas que poderão surgir na cadeia logística.”
Para 2021, a CAOA CHERY projeta um incremento em vendas na ordem de 70%. Só em janeiro deste ano, a marca registrou crescimento de 36,6% na comparação com janeiro de 2020. A expectativa é atingir 2% de market share até o final do ano com novos lançamentos e expansão da rede de concessionárias – de 113 lojas para 150.
“Esperamos incrementar nossa parceria e contribuir ainda mais para o sucesso da CAOA CHERY. Nossa capilaridade e reconhecimento dos principais armadores do mundo são essenciais para oferecer um serviço ágil e eficiente”, complementa Rafael Dantas, diretor comercial da Asia Shipping, empresa que ocupa a 34ª posição no ranking das 50 maiores de freight forwarder da Transport Topics .