Aumento da frota de locomotivas reflete crescimento da MRS

Desembarcou no Porto do Rio de Janeiro o terceiro lote de locomotivas de Corrente Alternada, compradas pela MRS Logística. A Empresa, concessionária da malha ferroviária sudeste, vem aumentando gradativamente sua frota e, desde o início da sua história, em 1996, adquiriu 288 máquinas ativas. Com a aquisição destas locomotivas, a frota ativa da companhia passou de 325 máquinas, no início da concessão, para 613. Um aumento de mais de 88%. "O investimento no aumento da frota é fruto da demanda crescente pelos serviços da nossa Empresa", diz o Diretor de Operações, Carlos Eduardo Fontenelle Carneiro, ressaltando que a MRS, em menos de 12 anos de atividade, conseguiu atingir a marca de 1 bilhão de toneladas transportadas, número que, segundo a previsão da concessão, só seria conquistado em meados de 2011.

Ao todo, 95 locomotivas novas serão incorporadas à frota este ano. Entre as novas máquinas estão as Locomotivas AC, de modelo GE AC 44i, que marcam o pioneirismo da MRS na compra de locomotivas de Corrente Alternada no Brasil. Os dois primeiros lotes, compostos por 38 máquinas fabricadas nos Estados Unidos, desembarcaram no porto do Rio de Janeiro, em setembro deste ano. O terceiro lote que acaba de chegar, é composto por 19 locomotivas, e finaliza a entrega das AC que foram produzidas no exterior.

Ainda em 2008, mais oito máquinas, estas montadas no Brasil, também vão integrar a frota da MRS, totalizando 65 locomotivas de corrente alternada. "A aquisição de locomotivas novas reflete grande crescimento de produção da MRS. Também estamos investindo na compra de locomotivas usadas que possam substituir algumas máquinas antigas, datadas das décadas de 60 e 70, cuja capacidade de operação tornou-se limitada", afirma o Diretor de Engenharia e Manutenção, Luiz Cláudio Torelli.

Locomotivas AC

"As locomotivas AC têm potência de 4.400 HP e seu grande diferencial está em como essa potência é transformada em tração. Ao contrário das máquinas de corrente contínua, que possuem um limite mínimo de velocidade para anter o esforço trator, as locomotivas de corrente alternada mantêm os níveis desse esforç trator mesmo em velocidades mais baixas da composição. O esforço de frenagem dinâmica também está plenamente disponível nessas baixas velocidades. Em alguns casos, como quando utilizamos auxílio em trechos íngremes, conseguiremos substituir até quatro máquinas de corrente contínua, utilizadas hoje, por duas AC em uma mesma composição ferroviária. Além disto, a manutenção destes equipamentos é mais simples, gerando maior disponibilidade pois, para alguns componentes, o desgaste presente nas locomotivas de corrente contínua, simplesmente não existe nas AC", detalha o Gerente Corporativo de Engenharia, Gustavo Monasterio.

Os primeiros estudos sobre a utilização das locomotivas AC na MRS nasceram de um projeto de conclusão do curso de Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária, que a Empresa oferece para seus colaboradores, em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME). Seu autor, Ênio Gomes da Silva Jr, já foi maquinista, instrutor e, hoje, integra a equipe da Engenharia de Locomotivas. "A MRS tem investido em pesquisa e no potencial de crescimento e de inovação da ferrovia brasileira. As Locomotivas AC são um exemplo de como a nossa equipe pode trabalhar integrada para o desenvolvimento de máquinas cada vez mais modernas e que gerem confiabilidade para a manutenção e para a operação. Estamos focados nestes objetivos para a melhoria contínua de nossa eficiência de transporte", destaca Gustavo.

 

Fonte: Revista Santos Modal