O programa Avião Solidário da LATAM realizou ontem, dia 9 de maio, um voo especial em parceria com o Ministério da Defesa do Brasil para transportar gratuitamente de Guarulhos (São Paulo) para a Base Aérea de Canoas (RS) mais de 7 toneladas de ajuda humanitária em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.
Um Airbus A321 da empresa foi escalado para embarcar cestas básicas, colchões, medicamentos, fraldas descartáveis e água que foram arrecadados por empresas, cidadãos e instituições do terceiro setor.
O voo especial da LATAM para a Base Aérea de Canoas decolou de São Paulo/Guarulhos às 12h30 e pousou no destino às 14h. Na comparação com um transporte rodoviário, a operação aérea diminuiu em quase 20 horas o tempo de deslocamento da carga entre as duas cidades. Agora, a ajuda humanitária será transportada via terrestre para Porto Alegre e distribuída às regiões mais prejudicadas, em operação coordenada pela Força Aérea Brasileira (FAB).
A LATAM também está transportando gratuitamente para as Bases Aéreas de Guarulhos (SP) e Brasília (DF) demais doações que o Governo Federal está coletando até 20 de maio nos quarteis das Forças Armadas, unidades dos Bombeiros e agências dos Correios. A partir de Guarulhos e Brasília, o Ministério da Defesa realizará outros voos humanitários para levar as doações à Base Aérea de Canoas.
Ainda, a LATAM participa de uma campanha conjunta com a CVC na qual as pessoas podem levar suas doações de roupas, calçados e cobertas diretamente até uma das mais de 1 mil lojas da operadora no Brasil. A arrecadação está sendo realizada entre 6 e 19 de maio, e parte das doações será depois transportada pelo programa Avião Solidário da LATAM para o Estado do Rio Grande do Sul.
Avião Solidário
O Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado da estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM. Há 11 anos, o programa coloca a conectividade da LATAM à serviço da sociedade brasileira em emergências de saúde, meio ambiente e catástrofes. Atualmente, o Avião Solidário também tem parcerias regulares com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.