Monitorar e gerenciar toda frota, o índice de satisfação, e os problemas ligados ao processo de entrega de mais de 1.200 veículos e 100 mil pedidos por dia em todo o Brasil, era um desafio enfrentado pela AVON. Até que em 2016, a companhia adotou a solução MyTracking, da startup de otimização logística Point Sistemas com a qual conseguiram mais qualidade de gestão, enquanto o índice de satisfação com a entrega começou a mudar e apresentar cada vez mais melhoras significativas.
O software passou por configurações específicas para atender a operação da Avon e resultou no Tracking360, que faz o monitoramento e o rastreamento da frota e das cargas que saem do Centros de Distribuição (CD) até o recebimento pelo destinatário final. Integrado à Central de Monitoramento e Torre de Controle Logística da companhia, ele dá uma visualização em tempo real de toda a operação, como os status das entregas, ocorrências, rastreamento dos entregadores via Mobile, e a comunicação dos motoristas com a equipe interna, que é responsável por supervisionar todas os pedidos dos 55 transportadores secundários.
“Criamos uma torre de controle através do MyTracking, que nos dá uma visibilidade de toda operação e permite uma comunicação mais ágil com os nossos transportadores e clientes finais”, explica Alan Deus, Gerente Nacional de Distribuição e Transportes da AVON. Se o destinatário não está no local, por exemplo, o entregador comunica por meio do aplicativo instalado em seu celular e uma equipe entra em contato com a revendedora para localizá-la e conferir qual o melhor horário para retornar e finalizar essa entrega evitando assim aumento nos custos operacionais e proporcionando uma ótima experiência para a revendedora.
Além da melhora do índice de “sucesso da entrega”, o Tracking360 junto com a solução MyTracking é responsável pela roteirização dos pedidos do projeto LDC IN HOUSE da companhia, o que garante um processo rápido na separação e carregamento dos pedidos. “Buscamos entender o processo do cliente e propor soluções que tragam redução de custos e melhoria no processo com base nas nossas tecnologias”, explica José Moreira, sócio fundador da Point Sistemas.
Adicionalmente, a solução integra os aplicativos Facebook Messenger e o WhatsApp ao software fazendo com que as revendedoras possam acompanhar em tempo real onde está o seu pedido.
Modernidade na gestão de entregas
A solução MyTracking oferece um conjunto de funcionalidades para facilitar a rotina logística das empresas. Por meio do app mobile para smartphones e tablets Android, é possível acompanhar o status das entregas, os detalhes de cada veículo em tempo real e também permite a comunicação do cliente com antecedência sobre a chegada do seu pedido. É possível, adaptar e configurar a solução para atender necessidades específicas do cliente. “Para os que precisam de uma operação mais robusta, configuramos o sistema do zero”, diz Moreira.