Agora, o TECA terá 2.465 m² voltados para armazenamento e manipulação de carga e, deste espaço, 964 m² foram adicionados após a expansão. De acordo com a companhia, o espaço atenderá todos os serviços da empresa para cargas, incluindo as modalidades Expressas, Standard e E-commerce.
A partir de agora, a Azul Cargo terá acesso exclusivo às áreas operacionais de pátio e pista do aeroporto, conhecidas como “lado ar”, o que trará mais agilidade ao processo de transporte de mercadorias. Atualmente, a empresa transporta mensalmente uma média de 393 mil pacotes, equivalente a 1.200 toneladas. Com a expansão, espera-se um aumento na demanda para cerca de 432 mil pacotes mensais, totalizando aproximadamente 1.300 toneladas, o que representa um crescimento de 10%.
Para atender a esse aumento, a empresa investiu em treinamento e no atendimento ao público, que será disponibilizado 24 horas por dia. “Essa expansão vai ao encontro de uma necessidade das empresas capixabas por soluções em logística, mais agilidade e segurança no transporte de cargas. Estamos felizes e orgulhosos de entregar mais infraestrutura para os capixabas crescerem seus negócios”, afirma Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.
“Fizemos investimentos em infraestrutura que permitiram que as posições de pátio em frente ao TECA do Aeroporto de Vitória pudessem receber essas aeronaves cargueiras. Com isso, melhoramos a eficiência das operações do terminal de cargas e atraímos parceiros como a Azul Cargo, que, como nós, acredita no potencial logístico do Espírito Santo”, aponta Fábio Marques, diretor de Operações da Zurich Airport Brasil.
Expansão dos terminais de carga
Além do TECA em Vitória, a Azul Cargo inaugurou em agosto um novo TECA no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O espaço possui uma área total de 3.200 m² destinado ao armazenamento e manuseio de pacotes. De acordo com a companhia, o espaço atenderá toda a operação, incluindo cargas expressas, clientes corporativos e lojas, para os aeroportos de Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte. Além disso, conectará aos hubs de Viracopos, em Campinas, o BH Airport e o Aeroporto de Guararapes, em Recife, atendendo outros estados além dos destinos. Em Viracopos, a expansão do TECA, que também ocorreu esse ano, é destinada a cargas expressas e chegou a uma área total de 1.680 m². A Azul Cargo transporta em Viracopos 10 milhões de quilos de carga mensalmente e espera um acréscimo de 20% de capacidade, mobilizando mais 58 caminhões por dia para entregas na cidade de São Paulo e no interior do estado.