O mercado de financiamento de veículos pesados registrou um crescimento de 15,5% nos quatro primeiros meses do ano, alcançando um total de quase 95 mil veículos adquiridos no mesmo período, de acordo com a B3. Ainda nessa linha, dados do SENATRAN também revelam uma média de 4,4 milhões de motoristas registrados no Brasil, sendo que, desses, em torno de 700 mil são autônomos, segundo um levantamento da CNT (Confederação Nacional de Transporte).
É neste cenário em que cada vez mais motoristas conquistam seus caminhões por meio do financiamento, que o Banco BV, um dos maiores bancos privados do país e líder em financiamento de veículos leves usados, firmou parceria com a Motz, transportadora digital que impulsiona a jornada do caminhoneiro.
O acordo entre o BV, uma instituição financeira do Banco do Brasil e do Grupo Votorantim, e a Motz, também dentro do ecossistema do Grupo Votorantim, facilita o acesso ao financiamento de pesados para caminhoneiros autônomos. Com uma análise detalhada do histórico de cada solicitante, o banco analisa a viabilidade de concessão de crédito e oferece condições mais atrativas. Além disso, também disponibiliza aos motoristas cadastrados na Motz atendimento com consultores especializados no segmento, trazendo mais agilidade e assertividade ao processo.
“O BV é o banco do crédito. Somos líderes no financiamento de veículos leves usados há onze anos consecutivos e estamos crescendo também no ramo de pesados. Nossa parceria com a Motz reforça nossa atuação neste mercado e nosso compromisso em alcançar cada vez mais brasileiros. Oferecemos uma linha de crédito exclusiva para caminhoneiros, além de um pacote completo que inclui apoio integral, desde a cotação até a assinatura do financiamento”, Jamil Ganan, superintendente da BU de Autofinance do banco BV.
Presente em todo o território nacional, o BV conta com um time multidisciplinar de especialistas que atuam em lojas e concessionárias atentos às necessidades dos clientes e às demandas do mercado.
“Com o propósito de facilitar o dia a dia dos caminhoneiros por meio de um ecossistema de benefícios, acreditamos que oferecer melhores condições de compra é essencial para o desenvolvimento dessa categoria. Além disso, as ofertas do BV em conjunto com a Motz serão estratégicas para expandir o número veículos cadastrados em nosso portfólio, uma vez que o financiamento facilitado permite que um único caminhoneiro autônomo possa ter mais de um veículo, aumentando, assim, a capilaridade e qualidade dos serviços”, explica André Pimenta, CEO da Motz.
A colaboração entre as duas empresas faz parte do ecossistema de benefícios da Motz, sendo o banco BV a primeira companhia em nível nacional a integrar o portfólio de parcerias da transportadora digital. Outras organizações regionais já fazem parte do ecossistema, garantindo benefícios em áreas como combustível, saúde, alimentação e manutenção dos veículos, tanto para os motoristas autônomos cadastrados na Motz quanto seus familiares.
O financiamento oferecido pelo banco BV reforça o compromisso da Motz de facilitar e agilizar a jornada do caminhoneiro autônomo e dos embarcadores por todo o Brasil. Alinhado com essa estratégia, em 2023, a transportadora digital registrou 55 mil motoristas cadastrados em sua base e presença em mais de 140 pontos de expedição pelo país.