Black Friday deve aquecer o mercado após dois anos de pandemia

Serviço de armazenagem e transporte de alto valor agregado apoiarão o varejo, um dos principais setores beneficiados pela intenção de compra dos consumidores.

.

Após dois longos anos de instabilidade na economia mundial, principalmente por conta da pandemia da Covid-19, em 2022 o setor varejista deu os primeiros sinais de melhora e, no segundo semestre, o calendário nacional de eventos tem contribuído para o aumento nas vendas de produtos e serviços nos mais diversos segmentos.

Além de suas tradições culturais, o Brasil também colhe e reproduz hábitos da economia norte-americana, sendo a Black Friday um exemplo claro disso. Uma pesquisa realizada com 1.000 pessoas pelo Instituto Ipsos, empresa global de pesquisa e de inteligência de mercado, aponta que 71% das pessoas pretendem fazer compras na Black Friday, uma alta de 16 pontos percentuais se comparado com o ano de 2021.

O estudo mostra ainda que, graças a uma confiança maior da classe C, a intenção de compra aumentou 32% com relação ao ano anterior. Já as classes A e B tiveram 23% de aumento nas expectativas de compra se comparado com o mesmo período do ano passado.

Para atender a essa demanda de intenção de compra na Black Friday, as empresas de logística investem em tecnologia de ponta para oferecer o serviço de armazenagem e de transporte de produtos voltados para o consumidor final, atividade fundamental para o fomento da economia brasileira.

Um levantamento do Google em parceria com a Offerwise aponta que, dentre os itens mais desejados para esse período estão os eletrônicos, como consoles e jogos, com 86% de intenção de compra. Em segundo lugar ficam os smartphones com 85%, televisores com 83% e computadores e tablets periféricos com 80%.

A Prosegur Cash, empresa líder em transporte de valores e gestão de numerário no Brasil, com frota de aproximadamente 1.760 veículos blindados e 13 mil colaboradores diretos, oferece o serviço de transporte de cargas especiais, como eletroeletrônicos e eletrodomésticos, bastante visados neste período de compras.

Por meio da Prosegur Log, divisão especializada da companhia que oferece serviços de armazenagem, as mercadorias passam em um processo de recebimento, separação, armazenagem, montagem de kits e expedição com critérios rigorosos de segurança.

Centro de Distribuição da Prosegur Log, em Cajamar, interior de São Paulo

O espaço conta com segurança especializada e dedicada para operações do varejo de pequeno, médio e grande porte para os setores eletroeletrônico, telecom, farmacêutico, automobilístico, luxo, entre outros. O armazém dispõe de câmara fria para medicamentos, vacinas e produtos de saúde humana e animal com necessidade de controle de temperatura. “Nossa instalação planejada e exclusiva para essa variedade de carga é projetada com área segregada blindada para artigos de alto luxo e câmera térmica para fármacos certificada pela ANVISA”, esclarece Sérgio França, diretor Comercial e de Estratégia da companhia.

São mais de 10.000 m² com capacidade para 14 mil posições-paletes, 23 docas equipadas com plataforma elevatória, portaria exclusiva com eclusa, além de guaritas blindadas e suspensas com vigilantes presentes 24 horas sete dias por semana dentro do Centro de Distribuição, além de portas monitoradas eletronicamente, cofres blindados com sensor sísmico e câmeras com visão panorâmica em todo o CD.

Já no transporte, a empresa possui os maiores caminhões blindados da América Latina. A frota tem o mesmo nível de blindagem dos carros-fortes, e conta com quatro vigilantes armados e tecnologia embarcada de última geração como rastreamento híbrido, vídeo monitoramento, sensores, fechaduras randômicas e travas, itens importantes para garantir qualidade e custo-benefício.

Os veículos personalizados para transportar o produto segurado dispõem de sistema de videomonitoramento e uma variedade de sensores inteligentes, que podem ser aferidos em tempo real pela CMCV – Central de Monitoramento de Cargas Valiosas.

Rodotrem da Prosegur Cash

Transportar e armazenar cargas de alto valor agregado no país, especialmente com o comércio aquecido por conta do pagamento de gratificação salarial e que grande parte da população vai às compras, demanda de uma força tarefa que envolve diversas etapas de um longo processo, por vezes com inúmeros fornecedores e necessidade de atendimento altamente qualificado.

“Nossa presença em mais de 80% do território e 112 filiais espalhadas pelo Brasil, com a união do que existe de mais avançado em segurança e sua expertise atende a esse desafio do setor em todas as suas instâncias”, finaliza Sérgio.

.

https://www.youtube.com/watch?v=NuFvyqZZrrs

.