Boa logística é fator determinante para sucesso de e-commerces apontam pesquisas

Em 2019, um novo hábito do consumidor ganhou destaque na economia brasileira, a compra online. Com a pandemia da Covid-19, dados apontaram o crescimento nas vendas dos e-commerces e, em um período de três anos (2019 a 2022), o comércio eletrônico movimentou cerca de R$450 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Valor que, entre 2016 e 2019, correspondeu a R$178,06 bilhões.

Apesar do aumento significativo das vendas por e-commerce, o setor enfrenta um novo desafio demandado pelo consumidor: o recebimento de um produto comprado pela internet. A pesquisa Abandono de Carrinho 2022, realizada pela Opinion Box, apontou que 85% dos consumidores não efetuam a compra na hora de fechar o carrinho. Entre os entrevistados, 66% desistem por conta do valor do frete. 

Além do pagamento para receber a mercadoria, outro estudo da Opinon Box mostra que 47% dos consumidores levam em consideração o tempo de entrega para realizar a compra online. Para Bruno Cairo, CEO da Bulog, plataforma de logística que atua diretamente como transportadora e fornecedora de estrutura tecnológica e humanizada para fretes, a logística atua como fator estratégico essencial nos e-commerces.

“As lojas online estão apostando em uma boa experiência de compra e navegação para o cliente, mas se a entrega é realizada em 10 ou 16 dias, a possibilidade de perder a venda é grande. Para quem está comprando, é muito tempo. Uma boa logística é o que resolve essa questão, as empresas estão tendo cada vez mais esta percepção da importância deste setor”, diz o empresário.

Entre as formas de melhorar a experiência do consumidor em relação a logística, Bruno cita possibilidades. “Como transportadoras, entendemos a atuação em campo nacional importante, o cliente do e-commerce pode estar em qualquer lugar do Brasil. Além disso, fornecer respostas em tempo real, rastreamento da carga e operações customizadas impactam positivamente na entrega do produto ao comprador”, explica.