Borzo completa primeiro ano de operação no Brasil com mais de 3,2 milhões de entregas realizadas

A Borzo (ex-Click Entregas), plataforma online de entregas expressas, completa neste mês de setembro, seu primeiro ano de operação no Brasil com mais de 3,2 milhões de entregas realizadas. A startup passou por um rebranding no ano passado, ação global realizada como forma de unificar a comunicação da marca em todos os nove países em que a companhia atua, com o objetivo de fortalecer seu posicionamento e expansão no mercado internacional, mirando o objetivo de se tornar a maior empresa de entregas no mesmo dia para rotas intermunicipais.

No primeiro ano do rebranding, a Borzo vem mostrando um crescimento mensal de 20% em comparação com o ano passado. “Temos visto sérias mudanças no comportamento do consumidor decorrentes dos efeitos da pandemia, macroeconômicos e políticos. A verdade é que a Borzo tem trabalhado muito para oferecer experiências ideais aos clientes durante esses tempos de mudança, o que nos permitiu dar sequência nesse crescimento”, explica Eduardo Ascenço, Country Marketing Manager da Borzo Brasil.

A companhia, que chegou ao Brasil em 2018, vem registrando crescimento ao longo desses anos de operação. Em 2021, houve aumento de 291% no volume de entregas, em comparação com 2020, que chegou a apresentar 780% a mais em relação a 2019.

Segundo o executivo, essa sequência de resultados positivos da companhia é fruto tanto do boom dos deliveries, causados em parte pela pandemia, quanto pelo crescimento do número dos entregadores e na migração deles para a nova plataforma e na melhor experiência do consumidor. “Tivemos um grande crescimento em 2020 e 2021 e a expectativa era de que os resultados estabilizaram, mas com a continuidade na mudança de hábitos dos brasileiros, seguimos apresentando aumento nas entregas”, explica.

Entretanto, o executivo ressalta que o reconhecimento da marca pelos clientes ainda é um desafio, principalmente no convencimento dos usuários que a Borzo e a Click Entregas são a mesma empresa e a mesma equipe.

Expectativa para o futuro

Com o primeiro ano de transição completo, o grupo já começa a enxergar oportunidades para o futuro. “Vemos o próximo ano como um grande teste para as startups levantarem fundos. Para a Borzo, que mostra crescimento e rentabilidade no curto prazo, vamos nos concentrar em acelerar para tentarmos dobrar os resultados desse ano. É uma meta ambiciosa, mas alcançável”, ressalta.

Junto disso, está a possibilidade de contínua integração entre as operações que atuam em outros 9 países, como Filipinas, Índia, Indonésia, Malásia, México, Turquia e outros, otimizando recursos de marketing e construindo uma marca global de reconhecimento universal.

“A Borzo vai continuar adaptando suas estratégias de acordo com cada mercado em que atua, com equipes locais e posicionamento relevante para fornecer produtos incríveis para os usuários e escalável para seus clientes, sejam eles varejistas, minihubs ou dark stores”, conclui o executivo.

Hoje a Borzo conta com mais de 25 mil de entregadores autônomos ativos e mais de 100 mil clientes (entre usuários e empresas), a companhia realiza em torno de 300 mil entregas por mês no Brasil — mercado que representa 10% do volume global do grupo. Inicialmente disponível em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Brasília (DF), nesse primeiro ano a companhia expandiu para Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO).