Por Carol Gonçalves
Nesta edição da Intermodal, a Brado foca em sua mudança operacional, anunciando o investimento de R$ 100 milhões em um projeto inovador: os vagões double stack, com capacidade para empilhar até três contêineres (um de 40 pés e dois de 20 pés).
Com os novos 74 vagões, a empresa pretende otimizar a operação de movimentação de contêineres na rota entre Rondonópolis (MT) e Sumaré (SP), gerando um ganho de aproximadamente 40% em capacidade no trecho. O novo modelo permite uma operação mais sustentável, com ganhos significativos de produtividade e rentabilidade, transportando mais contêineres num mesmo trem e reduzindo custos operacionais.
Henrique Meirelles, diretor financeiro, conta que dos R$ 100 milhões investidos, parte é para adequação do trajeto, como a mudança de altura das pontes. “Até setembro deste ano, os vagões serão entregues e, em outubro, será a vez das locomotivas. Após isso, a operação já terá início, mesmo antes da finalização de todas as alterações viárias”, revela.
Meirelles destaca que a Brado tem mais de 80 clientes que utilizam o trajeto em questão, transportando diversos tipos de cargas: refeer, dry e isotank. “Oferecemos soluções customizadas para cada operação, utilizando todo um trabalho de inteligência logística”, ressalta.
O double stack faz parte de uma nova fase no plano de expansão da Brado. Projetando aumentar em 30% os negócios da companhia em 2018, a empresa vem reestruturando os seus serviços e concentrando os estudos na logística de movimentação de contêineres em rotas de longa distância e na operação round trip (ciclo completo, no qual os vagões circulam com contêineres cheios tanto na subida quanto na descida). Essas medidas têm por objetivo otimizar o aproveitamento da infraestrutura ferroviária nos principais centros de consumo do país, tornando os fluxos mais sustentáveis e viáveis.