“Estamos realizando o maior investimento da empresa ao longo dos seus 38 anos de existência: a construção do novo HUB e da nova sede – denominada “Planeta Azul” numa área total de 190.000 m², sendo 80.000 m² de área construída – instalados às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos, SP, com inauguração prevista para junho próximo. Foram investidos 250 milhões de reais, dos quais 150 milhões vieram do próprio caixa da empresa, dentro da nossa política de reinvestir constantemente na empresa. O investimento decorre da compra das instalações da Viação Itapemirim.”
A afirmação é de Urubatan Helou, diretor-presidente e fundador da empresa.
Ele também lembra que a Braspress é uma das maiores transportadores de encomendas do País, com 95 filiais, 6.000 colaboradores, uma frota própria de 1.826 caminhões, mais 2.000 caminhões agregados. ‘’A Braspress se prepara para ser uma operadora para atender a demanda de transporte de encomendas de um país continental, que será, sem dúvida alguma, uma das cinco maiores potências econômicas do mundo’’, concluiu Helou.
Neste novo terminal, a Braspress instalará um dos maiores sorteamentos automáticos do mundo, que se traduzirão em cerca de 20 quilômetros de esteiras inteligentes para movimentação de encomendas transportadas pela empresa. “O equipamento será fornecido pela Vanderlande Industries, da Holanda, a um custo de R$ 43.000.000,00”, completa Helou.
O Sorter que estará em operação terá 16 entradas automáticas com 14 esteiras telescópicas movidas por trilhos para atender a duas docas simultâneas e 102 saídas externas, 20 saídas internas e 1 saída para rejeição. Serão 35 esteiras telescópicas para as rampas de saída, sendo 11 de correias e 14 de roletes, com extensão total de 5,3 quilômetros, dos quais 960 metros são do sorter. O sistema terá capacidade de transportar 14.000 volumes/hora – “só para comparar, o sorter atual, instalado na unidade de São Paulo, que será desativada, tem capacidade para 8.400 volumes/hora. E, ainda com relação à unidade de Guarulhos, ela incluirá uma Faculdade de Logística”.
Perspectivas
Quanto às perspectivas para este ano, Helou se mostra otimista, considerando que o setor é bastante pulverizado e as empresas estão realizando melhorias tecnológicas.
O diretor da Braspress também comenta a Resolução 4.799/2015, através da qual todas os transportadores rodoviários remunerados de carga cadastrados no RNTRC deverão se recadastrar e fazer a identificação visual, via adesivo do RNTRC, e eletrônica, via tag no para brisa. “A fiscalização passará a ser mais rígida, o que vai melhorar o desempenho do setor – restringindo a ação dos transportadores ‘piratas’.”
Mais ações
Sempre acreditando no potencial do segmento no Brasil, e também usando os recursos oferecidos pelo recém-inaugurado HUB de Bauru, SP – que possui 50.000 m² de área total e 15.000 m² de área construída, operando na ligação inter-hubs – a Braspress colocou em operação vários novos serviços. Como o projeto Inter Nordeste, que integra os estados nordestinos com prazos de entrega mais curtos. Atende, especialmente, as áreas de confecção, calçados, autopeças, materiais médico-hospitalares, medicamentos e insumos, livros, informática e periféricos e ferramentas, entre outras. “Este serviço já representa 4,5/5% de nosso faturamento”, comemora Helou.
Outra novidade é o serviço Braspress Non Stop, com redução de até 40% do tempo de entrega. “Já o Braspress Farma contempla 1.850 veículos, incluindo carretas isotérmicas”, diz o diretor, destacando que a empresa também criou um departamento de e-commerce para atender ao mercado de B2B.
Outro destaque é o Aeropress Personnalité, transporte aéreo e rodoviário para atender às grandes marcas de luxo, principalmente no eixo São Paulo/Rio de Janeiro/Brasília/Curitiba. “Ele atende marcas que exigem mais segurança, mais sofisticação. Trata-se de um mercado pequeno, mas exigente”, completa Helou. Ele finaliza dizendo que a empresa atende 100% da cadeia de abastecimento, fazendo todas as operações, inclusive indoor.