Uma das maiores companhias de alimentos do mundo, a BRF reduziu, em um ano, mais de 18 mil toneladas de CO2 em suas operações logísticas. O resultado é reflexo da redução do uso da frota rodoviária e maior adesão aos modais ferroviário e marítimo, que emitem menos poluentes. A iniciativa está em sintonia com o seu compromisso de ser Net Zero até 2040.
O modal ferroviário passou a ser mais explorado para as atividades logísticas da empresa em longas distâncias. Além do menor risco de acidentes, redução de tráfego e emissão de gases de efeito estufa lançados ao meio ambiente, os trens levam um período de quatro dias para chegar ao seu destino e contam com uma capacidade maior de carga, quando comparado ao transporte rodoviário.
“Por meio da parceria com uma empresa logística conseguimos transportar, pelos trens, produtos in natura, como frango e suíno congelados, para diversas localidades nas regiões Sul e Sudeste, saindo de Rondonópolis, no Mato Grosso, passando por Sumaré, em São Paulo, e com destino final na região Sul. O processo é mais ágil, sustentável e seguro”, explica Luciano Farago, gerente executivo de Transportes da BRF.
Ainda segundo o gerente executivo, através deste modal, a BRF deixou de emitir em doze meses 1.042 toneladas de CO2 e evitou o desmatamento de mais de 7.438 árvores. “Já conseguimos promover transformações relevantes, e a tendência é que esses resultados sejam ainda mais positivos com a intensificação da utilização da frota ferroviária”, diz Farago.
Transporte por via marítima
Outro modal ao qual a BRF vem aderindo é o de transporte por navios (cabotagem), no qual produtos de origem animal e margarina são transportados em contêineres refrigerados, assegurando a qualidade dos mesmos. Esse modelo é mais vantajoso financeiramente, uma vez que proporciona maior segurança dos produtos transportados e agilidade nas entregas em regiões mais distantes em um menor tempo de percurso.
A principal rota de cabotagem utilizada liga Itapoá, em Santa Catarina, às cidades de Fortaleza, Salvador e Recife, no Nordeste, e Manaus, na região Norte. O modal marítimo também contempla o transporte de matérias-primas, que abastecem a fábrica da BRF de Vitória de Santo Antão, no estado de Pernambuco. Somente nos primeiros oito meses desse ano, a BRF reduziu 18.046 toneladas de CO2 neste modal. Por meio dos modais ferroviário e de cabotagem, a BRF transporta anualmente cerca de 100 mil toneladas de produtos no Brasil.