A Bridgestone Brasil reuniu membros de sua equipe e autoridades do Governo para comemorar o início da produção na primeira fase de expansão de sua fábrica de pneus em Camaçari, na Bahia. O investimento de quase R$ 1 bilhão, anunciado entre 2021 e 2022, é um passo fundamental na busca da empresa por um crescimento sustentável no mercado brasileiro, oferecendo pneus premium de alta performance e modelos mais sustentáveis para veículos de passeio, SUVs e caminhonetes, alinhados à tecnologia ENLITEN,garantindo melhor resistência ao rolamento, aperfeiçoando o desempenho e promovendo a sustentabilidade com a utilização de materiais reciclados.
A cerimônia contou com a presença de Vicente Marino, Presidente da Bridgestone América Latina Sul; Geraldo Alckmin, Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Rui Costa, Ministro da Casa Civil, Juscelino Filho, Ministro das Comunicações, Jerônimo Rodrigues, Governador da Bahia e Elinaldo Araújo, Prefeito de Camaçari, entre outros representantes do governo estadual e federal e da empresa.
“Estou muito satisfeito em dividir este importante momento no nosso plano estratégico de médio e longo prazo, visando tornar a companhia uma líder em soluções sustentáveis até 2050 e com o Brasil como um protagonista”, comentou Vicente Marino, Presidente da Bridgestone América Latina Sul. “Gostaria de agradecer aos nossos integrantes pelo compromisso e incansável trabalho para entregar este projeto, assim como ao Governo Federal, Governo da Bahia e à Prefeitura de Camaçari, que há anos nos acompanham nessa jornada de desenvolvimento”, disse.
O projeto de ampliação, que aumentará a capacidade de produção anual da unidade em 1,5 milhões de pneus e tem previsão de conclusão para o fim de 2024, está alinhado com o princípio da empresa de gerar valor social e para o cliente. Este compromisso foi reforçado no evento de hoje, com o anúncio da intenção de ampliar sua fazenda de geração de energia solar, com um investimento adicional de R$10 milhões. A planta também está acompanhando a crescente procura por veículos elétricos/híbridos, fornecendo pneus de alta performance que atendam a essas necessidades.
“Essa é a nova indústria que o Brasil quer e precisa: inovadora e com sustentabilidade, que esteja na ponta da tecnologia, da qualidade e que tenha os cuidados ambientais necessários. Queremos que a indústria cresça, gere mais empregos, maior valor agregado e proteja o meio ambiente”, disse o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Inaugurada em 2007, e com expansão anterior anunciada em 2013, a planta de Camaçari emprega cerca de 1.000 pessoas e é responsável pela produção de pneus para veículos de passeio, caminhonetes e SUVs, atendendo as fabricantes de equipamentos originais, reposição e exportação. Ao final desta expansão em execução, devem ser criados 400 novos empregos, entre fixos e temporários.
Além da fábrica em Camaçari, a Bridgestone Brasil também opera outra fábrica de pneus em Santo André (SP) e duas unidades de produção de bandas de rodagem Bandag, localizadas em Campinas (SP) e Mafra (SC).
Este investimento da Bridgestone no Brasil está alinhado com o Compromisso Bridgestone E8, que abraça os oito valores essenciais nos quais a empresa está comprometida em co-criar com a sociedade, parceiros e clientes em direção a uma sociedade sustentável. Este investimento ressoa com os valores de “Extensão”, “Ecologia” e “Economia” do Compromisso E8 da Bridgestone, reafirmando o compromisso da empresa com o crescimento sustentável e a inovação.