Bridgestone desenvolve tecnologia para estimar desgaste de pneus

A Bridgestone Corporation está desenvolvendo uma nova tecnologia para estimar o desgaste dos pneus e sua profundidade remanescente. Baseado no conceito inovador denominado CAIS (Contact Area Information Sensing ou sensoriamento de informações da área de contato), essa nova tecnologia permitirá ao usuário identificar o momento mais adequado para a substituição dos pneus, proporcionando, assim, uma melhor experiência de condução.

Com o passar do tempo, os pneus começam a ficar desgastados. Com isso, sua capacidade de tração em pisos molhados pode diminuir, aumentando o potencial de ocorrências causadas pela pouca aderência ao solo. Além disso, um pneumático que esteja desgastado de forma irregular ou desigual corre maior risco de causar um mau funcionamento no veículo.

A nova tecnologia utiliza sensores ligados ao interior dos pneus para obter informações sobre as alterações na banda de rodagem durante a condução do veículo. Ao analisar essas informações, o dispositivo realiza uma estimativa em tempo real das condições de desgaste do pneu.

Ao fornecer informações sobre os pneus e pisos em tempo real aos motoristas, como a profundidade remanescente e se os pneus estão se desgastando irregularmente, o sensor contribuirá para a melhoria da condução do veículo, permitindo que o motorista julgue o momento mais adequado para a substituição dos pneus. Além disso, essa nova tecnologia permite que os consumidores percebam o tempo ideal para o rodízio dos pneus, permitindo utilizar os pneumáticos durante o maior período possível e evitando o desgaste irregular e o desperdício.

Trazendo esta tecnologia para a aplicação prática, a Bridgestone espera ajudar os clientes a reduzirem custos ao mesmo tempo em que proporciona uma condução mais segura dos veículos. A empresa continua a apoiar a segurança por meio do desenvolvimento de pneus e tecnologias inovadoras para a condução dos veículos.

Sobre a tecnologia:

(1) Sensores de aceleração equipados no interior dos pneus detectam curvas em bandas de rodagem de pneus. Esta informação é então transmitida para o equipamento analítico montado no veículo por meio de comunicações sem fios. O sistema do sensor é alimentado por um gerador também instalado no interior do pneu.

(2) Equipamentos analíticos montados nos veículos avaliam os dados transmitidos em tempo real para estimar o estado de desgaste dos pneus.

(3) Estimando o estado de desgaste dos pneus, a tecnologia permite que os consumidores possam substituir os pneumáticos antes de ficarem desgastados, e também ajuda-los a compreender melhor o tempo ideal do rodízio. No geral, esta tecnologia pode contribuir para uma experiência de condução mais segura e ajudar a reduzir os custos para os condutores.

(Fonte: Agência IN) (Foto: Divulgação)


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