BS Colway recebe prêmio por gestão de resíduos (pneus)

No dia em que quebrou a marca dos 13 milhões de pneus inservíveis transformados em combustível, o IBS – Instituto BS Colway Social recebeu o “Prêmio Brasil de Meio Ambiente” para o seu programa “Rodando Limpo”, considerado o melhor trabalho em gestão de resíduos feito no País. A premiação foi entregue a Ozil Coelho, diretor do IBS, em evento realizado no dia 29 de janeiro último pelo Grupo JB no Copacabana Palace, Rio de Janeiro, RJ.
A BS Colway foi premiada por desenvolver o melhor trabalho em gestão de resíduos por sua conduta pós-consumo no desenvolvimento da tecnologia adequada à logística reversa e à destruição ambientalmente correta do pneu inservível, tendo como subproduto a inserção a novos patamares de ganhos para mais de 6.000 pessoas carentes.
Criado pela BS Colway Pneus em 2001, inicialmente abrangendo a Região Metropolitana de Curitiba e em um segundo momento todos os 399 municípios paranaenses, o programa obteve êxitos na redução da poluição de rios, matas e áreas populacionais e contribuiu decisivamente para reduzir em 99,7%, em apenas um ano, os casos autóctones de dengue no registrados no Paraná.
Os bons resultados despertaram a atenção de autoridades políticas e ambientalistas de outras regiões do país, o que levou a empresa, em parceria com indústrias do setor cimenteiro – Cimpor, Lafarge e Votorantim – a ampliar a área de atuação, inicialmente na Região Nordeste, onde foi implantado em março de 2005, e agora também no Sudeste brasileiro. Retirados do meio ambiente pelos coletores de resíduos, que dessa forma ganham fonte de renda alternativa, os pneus são adquiridos pelos mantenedores do programa para serem co-processados nos fornos das cimenteiras, substituindo – sem riscos ambientais – parte do coque de petróleo, combustível importado normalmente utilizado. O processo reaproveita ainda as malhas de aço da estrutura dos pneus, que são aproveitadas na fabricação do cimento, reduzindo assim o consumo de minério de ferro.


Comentários

Deixe um comentário